body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Edvaldo acompanha trabalho social com as famílias do Residencial Mangabeiras

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) acompanhou, na tarde desta quarta-feira, dia 31, a apresentação do Projeto de Trabalho Social para as famílias que irão residir no complexo habitacional Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres. Etapa fundamental dentro do projeto para a construção de 1.102 casas na área onde existia a antiga ocupação, a iniciativa teve como foco detalhar aos moradores as ações que serão desenvolvidas pela administração municipal, nos próximos 24 meses, com o intuito de envolver a comunidade no projeto, estimulando o acolhimento, a convivência familiar e a preservação do patrimônio que será entregue. Este é o segundo encontro realizado com as famílias. O primeiro ocorreu nesta terça-feira, 30. Ao acompanhar a reunião, Edvaldo destacou a importância da obra e reafirmou o compromisso de concluí-la, até 2024.

“Este é um momento muito importante, dada a grandiosidade deste projeto, para a construção do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres. São mais de mil famílias que saíram de um ambiente insalubre e que aguardam, no aluguel social, ansiosamente, as novas moradias que iremos construir para que elas vivam com dignidade. Então, hoje nós viemos explicar cada etapa deste projeto maravilhoso e que, além da moradia, vai ter uma reserva ambiental para preservação das mangabas. É uma alegria muito grande estar aqui e ver a felicidade estampada no rosto dessas pessoas que viverão uma verdadeira transformação. Estamos depositando todo o nosso esforço nesta obra para que ela seja concluída e entregue até 2024”, destacou o prefeito.

O gestor ressaltou que o encontro com as famílias que residirão no complexo habitacional também demonstra a transparência e o compromisso da administração municipal com os moradores. “Esta é uma oportunidade para que a gente possa ouvir a comunidade, suas reivindicações, e, a partir disso, ter elementos que possam aprimorar o projeto. Essas pessoas conhecem as suas necessidades. São para elas que estamos construindo as casas e o que queremos é desenvolver nelas a sensação de pertencimento de todo o território”, frisou Edvaldo.

Compromisso social

A primeira reunião para apresentação do Projeto de Trabalho Social (PTS) ocorreu nesta terça-feira, 30, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Diná, no bairro 17 de Março. Conduzido pela Diretoria de Gestão Social da Habitação e pela empresa Oliveira Consultoria, responsáveis pela execução do projeto, os encontros tiveram como objetivo apresentar aos moradores a iniciativa e detalhar como os trabalhos serão desenvolvidos, ao longo dos próximos 24 meses.

“O trabalho social já é iniciado quando se pensa na obra, um compromisso social que vem sendo firmado desde o começo do projeto até a entrega dessas residências e ainda se perpetua por alguns meses. É um trabalho voltado para a junção dessa comunidade e para desenvolver o poder de pertencimento desse território. Isso também faz parte do trabalho e do compromisso social que a Prefeitura de Aracaju firmou com essas pessoas que estavam na ocupação das Mangabeiras. Então, através da empresa que está aqui, vamos unir essas famílias para que, quando receberem suas unidades habitacionais, já estejam orientadas e até mesmo desenvolvendo alguma atividade econômica que possa trazer para elas autonomia e uma melhor qualidade de vida”, detalhou a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos.

O senhor Carisvaldo de Jesus Santos é um dos moradores da antiga ocupação que aguarda a nova moradia e participou da reunião. Para ele “o encontro foi muito proveitoso”. “A gente fica ansioso, sem saber o que está acontecendo, e hoje essa ansiedade diminuiu um pouco. Foi uma oportunidade para saber como está a construção das casas. Inclusive, deixei de trabalhar para vir para a reunião porque sabia que seria algo diferente, que mostraria os benefícios que todos nós teremos. Sempre que tiver uma reunião da equipe, com certeza, eu vou participar porque é um projeto que vai trazer desenvolvimento para todos nós. É um projeto que pensa no coletivo, no social”, expressou.

Complexo habitacional

Com um investimento de R$ 124 milhões, a Prefeitura de Aracaju construirá um complexo habitacional onde antes existia a Ocupação das Mangabeiras. Para a execução do projeto, a gestão municipal realocou mais de 1 mil famílias que residiam por mais de cinco anos na ocupação, todas foram levadas para casas alugadas pela Prefeitura onde permanecerão até que as obras sejam finalizadas. Atualmente, estão sendo executadas as obras de infraestrutura do terreno onde serão erguidas as casas.

Universo Político: