body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Edvaldo abre a 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, abriu, oficialmente, nesta quinta-feira, dia 25, a 81ª Reunião Geral da entidade. O evento, sediado na capital sergipana – colocando a cidade no centro das principais discussões para os municípios brasileiros -, reúne, até sexta-feira, 26, mais de 300 gestores e gestoras do país para tratar sobre temas como transporte público, mobilidade urbana, reforma tributária, entre outros. Anfitrião do evento, Edvaldo destacou, em seu discurso de abertura, o simbolismo da Reunião Geral, em Aracaju, que marca a retomada presencial das atividades da entidade, após quase dois anos de pandemia.

“É com grande alegria e muito orgulho de sediar o evento, em nossa capital, que abro esta reunião. Esse é um encontro muito importante porque é a nossa primeira reunião presencial, depois da pandemia. A última vez em que a Frente Nacional se reuniu, nesta modalidade, foi em Florianópolis, em março de 2020, e tivemos que encerrar no meio do encontro, em virtude da situação pandêmica, quando foi emitido decreto pedindo que todos os prefeitos retornassem para suas cidades. Hoje, após todo o enfrentamento, podemos comemorar a diminuição significativa de casos da doença no Brasil e aqui, em Aracaju, além do avanço da vacinação, o que nos permite esse primeiro encontro presencial. Isso nos alegra e nos dá otimismo de ir retomando a nossa vida normal”, destacou o prefeito.

O presidente da FNP e prefeito da capital, desejou, ainda, boas vindas aos participantes. Ele agradeceu a presença massiva dos gestores no evento em que serão tratados temas de extrema relevância para as cidades brasileiras, a exemplo da Saúde e Educação, no pós-pandemia, além da mobilidade urbana, financiamento do transporte público e reforma tributária. “Todos aqui presentes, prefeitos, secretários, representantes de órgãos governamentais, tratam diretamente da administração pública, conhecem a realidade dos municípios brasileiros, as reais necessidades da população. Por isso, contar com essa participação expressiva fortalece o nosso debate. Poderemos apresentar planos, ideias, propostas que possam contribuir, efetivamente, para o desenvolvimento do país e para o crescimento das cidades, e para que a gente possa avançar no desenvolvimento econômico, na distribuição de renda e na democracia do nosso país”, enalteceu Edvaldo.

Consórcio

O primeiro ponto debatido na Reunião Geral da FNP foi o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – Conectar. Após a abertura do evento, o prefeito de Florianópoli/SC e presidente do consórcio, Gean Loureiro, presidiu a reunião, apresentando, de forma ampla, o funcionamento do consórcio para aquisição de medicamentos e insumos para a Saúde. O consórcio foi instituído em 2020, tendo como foco inicial, o combate à pandemia, e conta com a participação de mais de 2 mil municípios brasileiros.

Ao anunciar a apresentação do consórcio, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a importância do Conectar, que foi criado, inicialmente, para a aquisição de vacinas, mas que teve seu raio de atuação ampliado para a compra de medicamentos e insumos, fortalecendo a atuação dos municípios na saúde. “É um consórcio histórico, que une as cidades brasileiras em torno de um bem comum, que é a oferta de serviços, cada vez mais qualificados aos cidadãos, e que traduz a sua essência, de ser um consórcio plural, que foi fundamental para agilizar a vacinação dos brasileiros e que será igualmente importante para tornarmos a Saúde dos municípios mais eficiente.”, frisou o anfitrião do evento.

Presidente do Conectar, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, iniciou sua apresentação detalhando as atividades do consórcio, durante a pandemia do novo coronavírus. Ele também explicou como se dará a atuação do consórcio no pós-pandemia, uma vez que o Conectar seguirá dando apoio técnico e agindo em conjunto com o Ministério da Saúde para auxiliar os municípios brasileiros na área.

“Estamos apresentando, agora, de maneira presencial, o consórcio e toda a sua atuação. Nós temos mais de 2 mil municípios, administramos mais de 150 milhões de habitantes, sendo o maior consórcio público do país, que atuou de maneira decisiva, junto ao governo federal, na agilidade da vacinação, em debates da garantia da imunização da população e, mais do que isso, demonstra que, os municípios unidos, através das compras coletivas, pode gerar uma economia de, no mínimo, 40% na aquisição de medicamentos e insumos hospitalares. Além de uma ampla discussão sobre as medidas que precisam ser tomadas para a Saúde dos municípios, no pós-covid, e todas as diretrizes de saúde que geralmente são atendidas, primeiramente, na Atenção Básica dos municípios”, explicou o presidente do Conectar.

Gean enfatizou, ainda, que, para além da compra de vacinas, o consórcio seguirá exercendo seu papel, “dando suporte aos prefeitos no setor de Saúde”. “Os prefeitos brasileiros têm investido recursos, muitas vezes, sem a devida disponibilidade, para assegurar o atendimento de saúde aos seus cidadãos, para assegurar que a vacina chegue a todos, mas sabemos que é preciso avançar, cada vez mais, e o consórcio existe para isso, para auxiliar, dar suporte e subsídio aos prefeitos e prefeitas. E estamos comprometidos”, salientou.

Homenagem

Ainda pela manhã, o prefeito Edvaldo Nogueira fez uma homenagem ao ex-presidente da FNP e ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette. O gestor de Aracaju destacou o trabalho que Donizette realizou à frente da Frente Nacional, “dando projeção, musculatura à entidade”. “Jonas tornou a FNP mais relevante, influente nas questões nacionais. Tive a felicidade de acompanhar de perto, nos últimos anos da sua gestão, quando fui vice-presidente da entidade e me sinto lisonjeado pela parceria que tivemos. Tê-lo aqui, hoje, fortalece o nosso debate”, afirmou Edvaldo.

Jonas Donizette agradeceu o carinho do prefeito Edvaldo e de todos que fazem a FNP. “Agradeço a todos os prefeitos, que estavam unidos a nós no trabalho de presidir a FNP. Foi a união dos prefeitos que fizeram a nossa gestão dar certo”, assegurou Donizette, elogiando o trabalho de Edvaldo como gestor de Aracaju e presidente da Frente Nacional. “Estive aqui há 11 anos, e quero testemunhar o zelo com a cidade, que está bem cuidada, arrumada. Deixei Edvaldo presidindo a FNP com muita felicidade porque ele foi uma pessoa que me ajudou muito, com sua lealdade e trabalho. Ele é muito merecedor de dar continuidade ao que vínhamos fazendo na entidade”, expressou.

Participação expressiva

Nesta quinta-feira, a 81ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos conta com a presença de governantes de capitais e grandes cidades do país, a exemplo de Porto Alegre, Salvador, Recife, Florianópolis, e de grandes cidades como Ribeirão Preto, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Nova Hamburgo, Petrolina, Osasco, Niterói, Teresópolis, Japaratinga, São José dos Campos e Lauro de Freitas.

Prefeitos sergipanos também marcam presença no evento, a exemplo dos gestores de Propriá, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, Itabaiana, Lagarto, Pedra Mole, Simão Dias, Canhoba, Macambira, Santo Amaro das Brotas, Malhador, Riachão do Dantas, Aquidabã, Japaratuba e Pirambu.

Presidente da Federação dos Municípios Sergipanos (Fames) e ex-prefeito de Ilha das Flores, Christiano Cavalcante disse que “é uma honra participar da Reunião Geral da FNP, em Aracaju”. “É uma entidade que caminha junto com a Confederação Nacional dos Municípios, a CNM, e, enquanto presidente da Fames, recebi o convite do prefeito Edvaldo Nogueira e fico muito feliz de poder participar deste evento, para conhecer as boas práticas dos municípios brasileiros, podendo replicá-las nas cidades sergipanas. É um evento muito importante e parabenizo ao prefeito de Aracaju e presidente da FNP pela organização”, declarou.

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, também avaliou o evento de forma positiva. “É um momento propício, onde todos os prefeitos se reúnem, em uma única voz, para debater, estudar vários temas importantes como a Saúde, Educação, e, diante deste debate, buscar soluções, para levar melhorias à nossa população. O prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, está de parabéns”, disse.

Programação

A programação da 81ª Reunião Geral da FNP se estende até sexta-feira, 26. Neste primeiro dia, o evento conta, ainda, com a posse do Conselho de Prefeitos, o lançamento do Anuário Multicidades 2022, e com o debate da agenda política estratégica das médias e grandes cidades, no Congresso Nacional, a exemplo da PEC 13/2021, que trata sobre a aplicação dos 25% em Educação nos anos 2020 e 2021, e da PEC 122/2015, para proibição da criação de novos encargos para os municípios, sem respectivo recurso.

Enviado pela assessoria

Modificado em 25/11/2021 17:04

Universo Político: