body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Educadores participam da oficina “Segurança, Ética e Cidadania na Internet”

Educadores, técnicos, gestores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino da rede estadual participaram nesta quarta-feira, 23, do VII Ciclo de Oficinas “Segurança, ética e cidadania na internet: educando para boas escolhas online”. O evento foi promovido pelo Ministério Público Federal em Sergipe e foi realizado no auditório do MPF.

A oficina foi aberta pelo procurador geral da Justiça em exercício do MPE/SE, Eduardo Barreto D´Avila Fontes. O curso contou ainda com as presenças do promotor de Justiça do MPE e diretor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação, Alexandro Sampaio Santana, do procurador regional dos Direitos do Cidadão do MPF/ SE, Ramiro Rockenbach da Silva Matos Teixeira de Almeida, e do diretor de Educação da Safernet Brasil, Rodrigo Nejm, que proferiu palestra.

A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo Ministério Público Federal em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Foram disponibilizadas 123 vagas para a Secretaria de Estado da Educação, envolvendo técnicos, gestores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino por tratar de um assunto presente no ambiente escolar.

De acordo com a diretora do Serviço de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (SEDH), Josevanda Franco, esse é um trabalho focado na preparação do educador sobre o uso da internet pelas crianças e adolescentes e problemas como o cyberbullying.

“É importante essa parceria para que tenhamos uma abrangência maior sobre a prevenção de situações como a pedofilia na internet, para que se saiba como identificar, prevenir e dar subsídios às crianças e adolescentes. Nós já trabalhamos essas questões na SEDH com oficinas virtuais que tratam do uso da internet, que é hoje em dia a grande fonte de informação e comunicação dos jovens”, disse.

O procurador regional dos Direitos da Cidadania do Ministério Público Federal em Sergipe, Ramiro Rockenbach, destacou que esse é um assunto novo e um grande desafio aos nossos educadores. “Se antes nós tínhamos a preocupação sobre onde os nossos filhos estavam indo, hoje em dia, com a internet, essa é uma realidade praticamente incontestável. A escola tem um papel fundamental nisso. É importante discutir essas temáticas com os educadores, ouvir as suas dificuldades, trazer informações e práticas de como devem agir”, declarou.

Palestra

Durante a oficina, o público assistiu à palestra ministrada pelo diretor de Educação da Safernet Brasil, Rodrigo Nejn. Ele discorreu sobre as principais vulnerabilidades online e estratégias pedagógicas, além de problemas como cyberbullying, sexting, nudes, aliciamento, rastros digitais, reputação, crimes de ódio, entre outros.

“Nosso objetivo é debater o uso da internet de forma crítica e cidadã dentro e fora da escola, compartilhar com os educadores materiais sobre como proceder em casos de cyberbullying, compartilhamento de nudes, violência sexual, além de desmistificar a afirmação de que isso é assunto para professor de Informática. Esse é um tema transversal e que pode ser trabalhado junto com diversas outras disciplinas”, explicou.

Os educadores e técnicos que assistiram à oficina elogiou a iniciativa e destacou a importância do debate. Sandra Rosa Baldin, técnica pedagógica da Divisão de Educação Especial da Seed (Diessp/Seed) falou sobre a importância da temática a ser trabalhada em sala de aula. “Essa é uma temática muito pertinente e que deve ser discutida dentro e fora da escola. Nós, educadores, não estamos dando a devida importância que o assunto tem. Nós temos a obrigação e a responsabilidade de educar os alunos, não apenas moralmente, mas também nessas questões relacionadas ao uso da internet”, afirmou.

A mesma opinião foi compartilhada pela coordenadora do Colégio Estadual Professor Gilson Amado, Grisiela Rosa Rodrigues. “Essa palestra só vem a agregar. Para muitos educandos a internet se restringe apenas às redes sociais. Eles precisam saber que as redes são apenas mais uma forma de uso, e que a internet pode também ser utilizada para a educação”, disse.

Programação

O ciclo de oficinas continua até o final da tarde desta quarta-feira, 23, quando haverá a oficina “Educando para boas escolhas online, ministrada pelo representante da Safernet Brasil. O encontro será dividido em duas partes. A partir das 14h, serão debatidos assuntos como as diretrizes e leis sobre o uso responsável da internet. Haverá a apresentação e distribuição do kit pedagógico, plano de aula, exercícios práticos e matérias de casos reais para debate.

Já a partir das 16h, as orientações serão sobre como denunciar violações, canais de ajuda, projetos interdisciplinares e campanhas.

Modificado em 23/08/2017 18:27

Universo Político: