body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Eduardo Lima destaca o ‘Projeto Help’

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Grande Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para parabenizar o Projeto Help, que faz parte do Grupo Força Jovem Universal de Sergipe (FJU/SE), e trabalha no combate à depressão, suicídio, automultilação e outros problemas de saúde mental do público infantojuvenil.

“O Help é um projeto que trata da vida, da conscientização e cuidado com a mente, e contra várias mazelas mentais”, disse o vereador ao destacar o trabalho do Help.

O Help, que em Sergipe já fez 25 palestras somente este ano, em instituições públicas e particulares, realizou no dia 14 de outubro deste ano, no Centro de Convenções de Sergipe, Governador João Alves Filho, no bairro Cirurgia, em Aracaju, o evento internacional Mega Help, que aconteceu também em todos 26 estados e no Distrito Federal, do Brasil e em 45 países de todos os continentes, e contou apresentações musicais, teatro e dança.

“Esse evento contou com mais de 2 mil jovens de escolas municipais, e pudemos trazer para esses jovens a esperança dentro das suas casas e suas mentes, para que eles não fiquem trancafiados dentro de suas mentes e se automutilando. Parabenizo o pastor Luciano Cruz, responsável pela FJU/SE, pelo evento”, destacou Eduardo Lima.

O evento também contou o “Cantinho do Desabafo”, onde o público pôde receber atendimento psicológico e espiritual. “ O nosso trabalho é ouvir, entender e ajudar. A intenção é, se a pessoa desabafar, tem como sim superar, pois ela vai entender que aquela pessoa que está ouvindo ela já passou por esse mesmo problema que ela, e por isso nós preparamos o “Cantinho do Desabafo”, para que a pessoa tenha a oportunidade de ser ouvida, ser ajudada e acolhida, de maneira que não seja julgada”, disse Izabela Ferreira, líder do Help em Sergipe.

Segundo o instituto de pesquisa Datafolha, apresentado no final de 2022, 80% dos brasileiros, entre 15 e 29 anos, apontaram problemas de saúde mental, entre eles pensamentos negativos (66%), dificuldade de concentração (58%) e crises de ansiedade (53%).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), cerca de mil crianças e adolescentes, dos 10 a 19 anos, pora no, cometem suicídio no Brasil. Durante o período da pesquisa, entre 2012 a 2021, foram totalizados 9.954 casos de suicídio ou mortes por cometidas autolesões.

Por Leonardo Teles

Universo Político: