body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Eduardo denuncia uso político da Codevasf, prejudicando parceleiros

Eduardo: na bronca

Através de sua assessoria, o senador Eduardo Amorim (PSC) denuncia a utilização política da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Em Sergipe, acredita o senador, o órgão público pode estar prejudicando os parceleiros – que são produtores de arroz – na cidade ribeirinha de Propriá e região.

O senador lembra que, acompanhado de prefeitos da região, parlamentares, lideranças e dos próprios parceleiros visitou Propriá, há cerca de dois meses, e viu de perto a situação. “Nós vimos que a água que está sendo distribuída em um dos canais estava misturada com esgoto da cidade. O canal existe, mas a água está sendo contaminada devido as bombas quebradas”, disse Eduardo.

Segundo o senador, o problema foi levado ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, no dia 24 de abril, que, por sua vez, confirmou que o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, compareceria a Sergipe pessoalmente para atestar o problema.

Eduardo lembra que, após isso, primeiro, a visita do presidente da companhia foi substituída pela do diretor de irrigação e saneamento, José Solon. E, finalmente, na tarde do último domingo, dia 5, até mesmo essa visita foi cancelada, sendo informado que os parceleiros teriam que se dirigir ao diretor da Codevasf em Sergipe, Paulo Viana.

Num texto enviado à imprensa, o senador salienta que não apenas Paulo Viana, mas também os diretores que estiveram à frente do órgão nos últimos 10 anos – Antônio Viana, Irmão de Paulo, e Sylvani Sukita, esposa do ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita –, foram nomeados pelo PSB sergipano, partido que nomeou o ministro da Integração.

“Logo após a confirmação do cancelamento da visita, recebi uma ligação do amigo e senador de Piauí, João Vicente Claudino, dizendo que ninguém veio porque pediram para ninguém vir”, destacou Eduardo Amorim. A principal figura do PSB em Sergipe, senador Antônio Carlos Valadares, diante dos fatos, atacou para se defender. “Vocês querem politizar esse assunto”, esbravejou Valadares, durante um debate com o senador Eduardo Amorim, o deputado estadual Augusto Bezerra e o âncora do programa, Gilmar Carvalho.

No mesmo programa, um parceleiro identificado como Bonifácio disse que “estávamos ansiosos para nos reunir com o presidente da Codevasf e isso, infelizmente, não aconteceu. Gostaríamos de verificar com ele onde seria prioridade para investir esses recursos. Não queríamos fazer baderna nenhuma, nem acusar. É necessário ser discutido, porque é o povo que está sofrendo. Temos apenas um objetivo, que é o desenvolvimento do Baixo São Francisco”.

 

Do Blog

Com informações da assessoria do senador

Modificado em 06/05/2013 22:50