body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Eduardo cobra melhores condições para o atendimento da saúde das mulheres

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) destacou na tarde da terça-feira, 8, as lutas das mulheres na conquista dos seus direitos. Para ele, na história da humanidade, as mulheres sem foram guerreiras, ocuparam papel de relevância nas sociedades, foram à luta por seus objetivos e direitos e, muitas, tornaram-se exemplo para várias gerações.

Segundo o senador, houveram avanços, mas muito ainda precisa ser conquistado. “E uma dessas conquistas, diz respeito ao direito, constitucional, pleno à saúde”, disse. Eduardo lamentou que a Saúde Pública no Brasil está na UTI e que o câncer de mama ainda seja a doença que mais acomete as mulheres.

“Podemos exemplificar com o caso de Sergipe, há um sofrimento das pacientes oncológicas com a demora, que vai desde o diagnóstico, até o tratamento que tem sido perigosamente adiado, principalmente, pela falta de aparelhos de radioterapia”, disse Eduardo.

O senador lembrou, que a sociedade sergipana tem vivido enlutada com a falta de respeito com que o Governo do Estado tem tratado os pacientes com câncer. “Constantemente, a máquina de radioterapia do HUSE está quebrada. São inúmeras notícias de falecimento de pessoas que estão na fila, aguardando tratamento contra o câncer em nosso Estado”, explicou.

Ao denunciar a deficiência dos serviços de saúde, o senador lembrou o falecimento da jovem, Iva Leite, de apenas 22 anos. “Perdeu a luta contra a doença. Lamentavelmente, não resistiu. Que sua luta Iva, não tenha sido em vão, que sirva de exemplo para todos nós”, disse Eduardo ao delatar que o aparelho de radioterapia do HUSE, único existente na rede pública, quebrou mais uma vez, deixando 60 pacientes sem tratamento.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 08/03/2016 19:12

Universo Político: