body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Deputados debatem Campanha da Fraternidade

Na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (11), o padre Manoel Barbosa, vigário-geral da Arquidiocese de Aracaju, fez uma palestra sobre a Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema é “Igreja e Sociedade: Eu vim para servir”. A participação do representante da Igreja Católica foi fruto do requerimento dos deputados estaduais Padre Inaldo (PC do B), Ana Lúcia (PT) e Maria Mendonça (PP).

Para o Padre Inaldo, a campanha desperta a reflexão da sociedade para temas que afligem a população, por isso a relevância de levar o debate a Casa Legislativa. “A Igreja Católica é uma instituição viva e que se faz presente nos anseios da população. Ela incentiva a sociedade a abraçar causas e lutar para defender os direitos dos cidadãos”, afirmou.

Em sua apresentação, o padre Manoel Barbosa explicou os objetivos da Campanha da Fraternidade e destacou a importância da formação de uma sociedade mais engajada e unida em ações comuns de solidariedade e fraternidade. “O objetivo é dialogar e colaborar com a sociedade. Neste sentindo, a Igreja se coloca à disposição da sociedade para servir. Nossa pretensão é compreender é incentivar as pessoas e as comunidades a exercerem seu protagonismo no contexto social em que vivem”, ressaltou.

Padre Inaldo ressaltou ainda que os parlamentares devem estar atentos às problemáticas levantadas, anualmente, pela Igreja, através de suas campanhas, pois têm relação direta com as demandas da sociedade. “Temos visto todos os anos a repercussão que essas campanhas trazem para sociedade. Estas campanhas despertam a discussão para determinadas problemáticas que afetam a nossa população, e nos fazem refletir e agir. Nós deputados, como agentes públicos, temos que estar atentos para que possamos agir rapidamente em proveito da população”, defendeu.

Da mesma maneira, o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) enalteceu a ação da Igreja em procurar dialogar com a sociedade. “Estamos vivenciando um momento de grande congregação da Igreja Católica, o exemplo disso, é a postura do Papa Francisco, que em sua profunda simplicidade se aproxima cada vez mais das pessoas”, disse.

Já o deputado estadual George Passos (PTC) salientou a busca de uma cultura de paz que impeça a rivalidade entre igrejas e credos. “Estamos aqui para unir esforços, principalmente no cuidado com a juventude que necessita cada vez mais de um direcionamento para que não se aproxime das maledicências do mundo”, frisou.

Reforma Política

O padre Manoel Barbosa relatou ainda sobre o trabalho realizado pela Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) junto à Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades em prol da reforma política. Ele informou que estão sendo coletadas assinaturas para dar entrada a um projeto de lei de iniciativa popular pela reforma político-partidária no Congresso Nacional. “Esta mobilização mostra que estamos unidos com a sociedade para articular maneiras de oferecer à população a dignidade que ela merece”, justificou.

Prestigiaram a sessão especial o presidente do Conselho do Laicato do Brasil na Arquidiocese de Aracaju (Conal), Ricardo Lima; o coordenador de Comunicação da Arquidiocese de Aracaju, padre Paulo Lima; o presidente estadual do PC do B, Halison Souza.

joedson: