body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Deputado vê Adelson Barreto próximo do PTB e preparado para o Senado

Paulinho Filho explica que encontro do grupo de Amorim servirá para ratificar força do bloco

Paulinho: destacando a força do grupo

Por Joedson Telles

O presidente do PT do B, o deputado estadual Paulinho Filho, acredita que o encontro entre os partidos políticos que formam o arco de alianças do grupo liderado pelo senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Eduardo Amorim, nesta sexta-feira 27, ratificará a força do bloco em Sergipe, com filiações importantes. Entre elas, o deputado salienta não apenas a chegada ao grupo do empresário Ricardo Franco (PTB) e do advogado e ex-vice presidente do PSDB, Antônio Neto (PP) e a possibilidade de Adelson Barreto, sem partido desde que deixou o PSB, se filiar a um dos partidos do grupo. “Ele me disse que o meu partido é de porte médio e ele quer um partido de porte médio grande tipo PDT, PP, PTB , e ele tem uma simpatia por Edvan Amorim (presidente do PTB). Pelo que eu vejo, acho que Adelson está caminhando para o PDT ou PTB. Mas ele não me disse, eu que estou deduzindo. Ele me disse que não necessariamente assinará isso na sexta-feira, mas virá a essa plenária para prestigiar”, diz Paulinho Filho, ao Blog do Joedson Telles, na última quarta-feira 25.

 

O que a sociedade sergipana pode esperar deste evento que acontece na próxima sexta-feira 27, no Plenário?

A sociedade pode esperar muitas filiações, como já foram feitas e anunciadas, mas serão abonadas pelos seus presidentes na sexta-feira. Como é o caso do advogado Antônio Neto, que foi para o PP. Um jovem pré-candidato a deputado federal. Ricardo Franco, filho do ex-governador Albano Franco, que irá para o PTB e assinará a ficha nessa plenária que acontecerá dia 27. Todos nós sabemos da filiação do (empresário) Luciano Barreto ao PR. Foram convidadas lideranças estaduais, como ex-prefeitos e prefeitos, ex vereadores e vereadores, como também a sociedade sergipana em geral para ver essa plenária. Esperamos que venha o presidente nacional do PSC. Há uns 15 dias foi convocada uma reunião da Executiva do partido em Brasília pedindo que o senador Eduardo Amorim fosse pré-candidato a governador. Mas também, além dele, nós contatamos o nosso presidente nacional, o Luiz Tibé (PT do B), que amanhã está dando a resposta se virá. Estamos vendo também o presidente do PP, Ciro Nogueira. É um evento festivo, mas todo mundo agora está mostrando o seu grupo político para todo mundo se armar para essa campanha aguerrida que será ano que vem. Com essas filiações, o deputado estadual Adelson Barreto (sem partido), acho que tem 90% de chance de se ligar ao grupo dos irmãos Amorim. O deputado Mundinho da Comase (PSL), que até então estava dando sustentação ao governo, é um deputado que não saiu do PSL  que é um partido que também faz parte desse agrupamento.

Será uma forma de também mostrar a força deste grupo na Assembleia, é isso?

Irá mostrar definitivamente que nós temos a maioria na Assembleia Legislativa com as filiações dos deputados estaduais. É um grande avanço, mas não para fazer uma política de mesquinhez. Para fazer cobranças e votar favorável aos projetos do governo do Estado que virão para esta Casa, mas dentro do entendimento das classe que estão reivindicando ou dentro do entendimento que seja melhor para o povo sergipano. A plenária em si é para fazer uma convocação, já que o prazo para as filiações acaba dia 5 de outubro e nós estamos trabalhando para que até lá quem não se decidiu ainda com uma plenária dessa, com vários quadros chegando, com político com mandato ou sem mandato, some-se mais gente em nosso projeto, que é um projeto que está cada dia consolidando mais. Teremos candidato a governador, senador, vice-governador e nomes importantes para o estado se Sergipe, candidatos a reeleição e candidatos fortes a deputados federais e estaduais. Serão convidados outros partidos que ainda não estão nesse agrupamento como o Democratas, o PSDB. Eu vi que a secretária geral do PMN disse que prefere o entendimento com o agrupamento de Amorim. Esses partidos serão convidados para vim a este evento. É um evento harmonioso, democrático, mas é conversando que também se entende, trazendo as pessoas e os empresários. Eu não tenho dúvida que será o maior sucesso porque virá não só o povo de Aracaju, mas o povo de todo o estado de Sergipe. Os presidentes dos partidos e todos os candidatos que aparecerem vão ter um tempo para discursar. Vai ser um evento muito bom para a política sergipana.

Adelson Barreto pode se filiar ao PT do B?

A gente convidou ele, conversamos quase que diariamente, estou vendo que não tem objeção nenhuma que ele queira vim para o PT do B. Se ele quiser ser presidente eu venho a ser vice, mas o caso não é esse. Ele me disse que o meu partido é de porte médio e ele quer um partido de porte médio grande tipo PDT, PP, PTB , e ele tem uma simpatia por Edvan Amorim (presidente do PTB). Pelo que eu vejo, acho que Adelson está caminhando para o PDT ou PTB. Mas ele não me disse, eu que estou deduzindo. Ele me disse que não necessariamente assinará isso na sexta-feira, mas virá a essa plenária para prestigiar. Eu torço que ele fique, no final, filiado a um partido do nosso grupo. Eu digo que ele é um quadro importante que está preparado para ser um deputado federal, um vice-governador ou senador. Ele brinca comigo dizendo que eu quero ver ele deputado federal e não quero que ele seja meu colega. Eu digo que ele tem voto demais e pode alçar voos mais altos.

Qual seria o foco de um  governo do PSC?

É uma oposição que além de aguerrida é unida. Isso gera um grande passo que não está cada um pensando em si. Ontem mesmo, eu e o Pastor Antônio aparteamos o líder da oposição, Venâncio Fonseca, quando fazia um discurso falando que o governo tinha comprado R$ 1, 7 milhão de copos plástico para cafezinho, falou também da segurança, que João Eloy é um grande secretário, mas não é super-herói, falou também da educação, que estava faltando merenda, falou da saúde. Eu usei um posto médico público porque meu cunhado estava dando plantão nesse posto. Eu levei os remédios para tomar lá. Eu tive as condições de comprar esses remédios, mas quem não tem? O posto terça-feira à noite estava lotado. Chegou uma mulher espancada pelo marido. A saúde de Sergipe está pedindo socorro. Eu conheço o senador Amorim, já caminhei com ele, eu via o empenho dele de olhar na casa do povo e tinha pena, até porque ele é um médico especialista em dor. Ele fazia campanha, mas parava onde alguém pedia uma consulta ou alguma explicação a ele, ele parava e conversava.

Então a saúde teria uma atenção especial num eventual governo do PSC?

Nesse caso, a saúde será bem melhor tratada não só pelo governo de Sergipe, mas também reivindicando recursos com os deputados federais, senadores, indo aos ministérios. Não sei quem será o nosso pré-candidato a presidente da República, porque é importante votar e um candidato que tenha chances reais ganhar para estar afinado com ele, apesar que agora os deputados federais e senadores terão um orçamento impositivo que é aquele que você coloca e até o final do ano tem que ser cumprido. Eu sou a favor daquela porcentagem para a saúde, não descriminando as outras áreas, mas a saúde é vida. Na área de educação espero que seja feita alguma coisa  nas escolas, melhoramento, comprar mais ônibus escolar, que o governo comprou um para as 5.500 cidades do Brasil. A tecnologia hoje a gente entra e sabe tudo que está acontecendo e eu também espero adequação nas escolas. Não pode uma cidade de aproximadamente 20 mil habitantes ter dois policias na cidade. Tem que ver se a folha vai ser enxugada, tem que fazer concurso público para policial e que sejam preparados por provas técnicas e de esforço para que esteja apto para aquele cargo. Fazer projetos que o Governo Federal tem ou tentar trazê-los para cá, fazer projetos na ação social porque tem gente carente no nosso estado. A gente viu, há um tempo atrás, no problema da seca quanto de alugueis de carros-pipa precisamos no município de Porto da Folha, Poço Redondo, Canindé. É um governo que vem com gente nova, gente com vontade de trabalhar e também para ser criticada onde houver necessidade, mas crítica construtiva.

Um governo do PSC estaria aberto às críticas?

Eu sou a favor que façam crítica construtiva a mim e ao governo que eu faço parte, se nosso governador vier a ganhar. Eu sou de oposição, mas não tenho dúvida que iremos  trabalhar, iremos de forma aguerrida para a campanha, mostrando o que pode ser feito. E o bom é que em quatro anos, se não gostou, muda. Se gostou, hoje tem direito a uma reeleição. Não é só discurso da boca para fora. É dizer e cumprir. Eu tenho certeza que não vamos ser reprovados porque não é bom só para Paulinho. É bom para toda sociedade sergipana. Tentar conversar com o prefeito de Aracaju, que a gente sabe hoje que é um problema muito grande o trânsito na cidade em certos horários. As 17h30 não tente sair de uma Beira Mar para ir ao (vizinho) bairro São José que não anda. Não é um problema que se resolva do dia para noite. Vamos conversar e ver se fecha algumas vias, o que será feito. Isso será conversado. É isso que pode esperar. Vontade de trabalhar e ver as soluções sendo concretizadas, obras inauguradas, para que o povo do estado possa ter melhorias em todos os sentidos.

Modificado em 26/09/2013 11:06