body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Deputado quer oferecer cursos profissionalizantes aos pais de alunos da rede pública

O deputado estadual Robson Viana sugeriu ao Governo do Estado o oferecimento de oficinas e cursos profissionalizantes aos pais dos estudantes da rede estadual de ensino. A ideia é que os cursos sejam realizados dentro das escolas estaduais. A proposta foi formalizada em uma indicação já protocolada na Assembleia Legislativa de Sergipe, onde o deputado propôs ao governo, que através da Secretaria de Educação, crie Políticas Públicas Preventivas à evasão escolar, oferecendo oficinas e cursos profissionalizantes no ambiente escolar.

Segundo Robson, pesquisas apontam que o nível de escolaridade baixa dos pais interfere diretamente na continuidade dos estudos dos filhos. Esse, avalia o deputado, é um problema que afeta fortemente as classes menos favorecidas, em todo o Brasil.

“Verifica-se que a instabilidade das estruturas familiares e o baixo nível de escolaridade dos pais de classes desfavorecidas são apontados como fatores de desmotivação para os estudos dos filhos, ou seja, o valor de ascendência profissional através de estudos é uma expectativa muito baixa”, falou o parlamentar.

Ele ainda explicou que a evasão escolar é um dos fenômenos que desafia governos, educadores e toda a sociedade ao longo do tempo. “Muitos alunos abandonam a escola em pleno ano letivo. Quando se busca saber quais as causas que levaram a essa decisão, verifica-se que são muitas relacionadas aos problemas familiares, baixa escolaridade dos pais, à necessidade que o aluno tem que trabalhar para ajudar no orçamento familiar, entre outras coisas”, comentou o deputado.

Para Robson, é possível perceber que ainda existe um grande aumento do número de alunos que estão abandonando a escola, por isso é necessário fortalecer o ambiente familiar, através de políticas públicas preventivas, que são de grande relevância para combater o abandono escolar. “Com isso surge a preocupação de manter os pais dentro do ambiente escolar, oferecendo a eles capacitação profissional, para que sejam agentes transformadores de mudança na vida escolar de seus filhos”, concluiu o parlamentar.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 22/05/2018 16:20

Universo Político: