body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Deputado cobra votação de PL que acaba com o voto secreto na Assembleia

Chiquinho: fim do voto secreto

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) espera que, antes de a Assembleia Legislativa entrar em recesso, um Projeto de Lei de sua autoria que acaba com o voto secreto seja levado à pauta de votações.  “Esperamos que na próxima terça-feira ainda paute um projeto de nossa autoria, que está assinado por 19 deputados, que praticamente acaba com o voto secreto aqui nesta Casa. O projeto original zerava o voto secreto, mas, infelizmente, o Congresso Nacional votou essa matéria  e deixou a escolha de autoridades ainda como voto secreto”, explicou.

Segundo Gualberto, para não gerar dificuldades jurídicas, contradições e questionamentos, ele pensou nas adaptações, acabando com todas as votações secretas na Assembleia Legislativa de Sergipe, exceto a escolha de autoridades – isso em função do Congresso Nacional. O parlamentar explica que o PL ajuda a população a ver com mais clareza qual é a posição dos deputados no momento de uma votação.

“Ao nosso ver não tem sentido o deputado votar escondido da população sobre uma determinada matéria. Por exemplo, o governador vetou uma matéria votada pela Assembleia Legislativa. Qual é a lógica para que o deputado possa votar nessa matéria secretamente? Contra o veto ou a favor do veto? Isso faz parte da vida parlamentar. A população precisa saber como é que o seu representante está votando”, disse.

 

Modificado em 18/12/2013 22:23