body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Deputado acusa outro de produzir escândalo e criar sofrimento para pacientes

Por Luiz Sérgio Teles

O líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zezinho Sobral (Podemos), criticou, nesta terça-feira, dia 21, o discurso do também parlamentar Georgeo Passos (Cidadania), que expôs, durante a sessão, um vídeo no qual o cirurgião Luís Eduardo Correia tenta realizar uma sutura em uma paciente, após uma cesariana e sugeriu a presença não apenas do secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, na Alese, para esclarecer este e outros pontos aos deputados, como também do próprio médico.

De acordo com Zezinho, o secretário de saúde já se colocou à disposição da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, há mais de 15 dias, para debater assuntos relacionados à pasta. Entretanto, o líder do governo não vê a necessidade de o médico comparecer também. “O que o deputado Georgeo quer é produzir o escândalo. Aquele escândalo de quanto pior melhor, criar dúvidas, sofrimento, sensação de insegurança dos pacientes do SUS. Está errado e eu não me colocaria à disposição para uma discussão dessa natureza”, finalizou.

Ao comentar o vídeo, Zezinho disse que a atitude do médico foi desnecessária, pois colocou em evidência a vulnerabilidade da paciente. “Eu, como profissional da área, não faria aquilo sob hipótese alguma. Era um ato que estava sendo praticado. As luvas estavam sujas de sangue, a paciente estava aberta e o médico fazendo exposição do fio. Minha ética profissional me obrigaria a encontrar um fio para realizar a sutura e não ficar gravando vídeo, ainda que algum terceiro fizesse isso. O Conselho Regional de Medicina não permite esse tipo de atitude. Que fosse prestado um B.O., que fosse aberto um requerimento por escrito”, disse.

Zezinho observou que o fio manuseado no procedimento cirúrgico é usado por mais de mil profissionais em toda rede de saúde e que o médico foi infeliz ao ter gravado o vídeo, que, para ele, possui tom artístico. “Será que só esse profissional está vendo isso? Se o fio poderia ser de uma marca melhor, a administração pública não pode comprar por marca. Tem que comprar por especificação”, explicou.

Acusado pelo deputado Georgeo Passos de ter usado um tom ameaçador contra o médico, Zezinho discordou. “Doutor Luiz é um excelente profissional, mas quero crer que, pelo fato dele ter sido secretário adjunto do ex- secretário de Saúde, Almeida Lima, tenha mudado a forma dos seus pensamentos e dos seus entendimentos. Talvez um pouco mais de intempestividade tenha contaminado o profissional. Não é da natureza dele. Trabalhei com ele e é um grande profissional” disse.

 

Modificado em 21/05/2019 19:32

Universo Político: