body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

CUT apresenta proposta para evitar demissão de servidor público

Sindicatos apresentarão relatório mostrando a real situação da EMSETUR, PRONESE, EMGETIS, COHIDRO e CEHOP, apontando sugestões

Dudu: apresentando solição

Uma reunião entre dirigentes da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE), sindicatos, a deputada estadual Ana Lúcia (PT) e o vice-governador Belivaldo Chagas (PSB) definiu o compromisso de que não haverá nenhuma demissão de servidor público de empresas da Administração Indireta do Estado de Sergipe. Governo e sindicatos acataram a proposta do presidente da CUT/SE, Rubens Marques, o professor Dudu, segundo a qual cada entidade sindical irá apresentar um relatório mostrando a real situação da EMSETUR, PRONESE, EMGETIS, COHIDRO e CEHOP apontando sugestões de mudanças no funcionamento de cada uma delas sem o prejuízo do emprego dos funcionários públicos. No dia 18 de março, trabalhadores da COHIDRO, EMGETIS, PRONESE, CEHOP, EMDAGRO, EMSETUR vão se reunir na sede da CUT/SE para discutir os relatórios que serão enviados para o Governo do Estado.

O vice-governador Belivaldo Chagas afirmou que o momento é de estudo, levantamento e discussão e garantiu que esta é apenas a primeira de várias discussões que o Governo terá com os sindicatos sobre o assunto. No entanto, Belivaldo adiantou que o Governo já está discutindo o que fazer com a EMSETUR e a PRONESE. “O governador não quer saber de demissão de servidor do quadro efetivo. A redução de receita de cada Secretaria não vai passar por aí. O servidor contratado e o servidor aposentado que tem contrato com a empresa é que poderá, a depender da gravidade, passar por uma demissão. O servidor cedido para outro órgão será chamado de volta à empresa. Servidores do quadro de comissionados passarão por corte drástico. Os servidores de outros órgãos que estão à disposição da PRONESE serão todos devolvidos”, resumiu.

A deputada estadual Ana Lúcia cobrou que os sindicatos ali presentes e ela própria não sejam mais surpreendidos por notícias de ações do Governo que não tenham sido discutidas com os trabalhadores.

O presidente do SINDISAN (Sindicato dos Servidores da COHIDRO, filiado à CUT/SE), Sérgio Passos, denunciou que através da terceirização o serviço da COHIDRO já vem sendo privatizado e reclamou que as referidas empresas sejam valorizadas pelo Estado para obter o melhor funcionamento. Ele questionou o vice-governador a respeito da criação de uma Diretoria de Irrigação na DESO para supostamente administrar o trabalho que hoje é feito pela COHIDRO.

Belivaldo negou que a diretoria tenha sido oficializada e garantiu que a DESO não será privatizada em nenhuma hipótese. “A privatização da DESO não está em discussão. No Governo não existe nenhuma decisão neste sentido. Se existe uma empresa que tem tudo para dar lucro é a DESO”, resumiu.

Jairo de Jesus, presidente do SINDTIC/SE, filiado à CUT/SE, que representa os trabalhadores da EMGETIS, garantiu que com uma boa administração, a empresa pode gerar lucro ao Estado além de pagar todas as suas contas. Belivaldo solicitou que estas informações constassem no relatório dos sindicatos e também assegurou que a EMDAGRO não vai passar por alteração no seu quadro de pessoal.

O presidente do SINTER/SE, Cláudio Soares, filiado à CUT/SE, e que representa os trabalhadores da EMDAGRO, afirmou que a empresa precisa passar por mudanças importantes e necessita de apoio e investimento do Estado para que possa funcionar melhor. Ele afirmou que o bom funcionamento da COHIDRO e da PRONESE é fundamental para o trabalho que realizam na EMDAGRO, todos no âmbito da agricultura de Sergipe. Além dele também prestou apoio aos trabalhadores a dirigente do SINPSI (Sindicato dos Psicólogos, filiado à CUT/SE), Maria Inês Oliveira.

Por Iracema Corso

Modificado em 06/03/2015 19:14

joedson: