body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Curta-SE 16 premia vencedores em sua última noite

Na noite do último sábado, 17, público e realizadores puderam conhecer os vencedores das categorias da 16ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, o Curta-SE. O Festival teve início no dia 12 e chegou no auge na noite do sábado, 17.

Os curtas foram avaliados por júri popular e oficial. O curta, “A cura”, dirigido por Fred Massa, ficou na primeira colocação do júri popular e se mostrou agradecido pelo voto do público. “Para mim é muito importante ser premiado. Tem 10 anos que eu estava buscando algo e nos últimos dois anos as coisas vêm acontecendo. Ganhar um prêmio como esse é mostrar que estou no caminho”, disse.

Erna Barros ganhou dois prêmios, um pelo júri oficial e outro pelo popular, e gostou dessa interação. “Estou muito satisfeita. Fico feliz pelo reconhecimento. Ganhar com o júri popular mostra como o público se identificou com o conteúdo e isso é muito bom”, salientou.

Curta-SE 16

Este ano, foram mais de 60 produções cinematográficas exibidas gratuitamente ao público sergipano no Cinema Vitória, em Aracaju (SE). Com a temática “Lugar de Mulher é no Cinema”, o Curta-SE 16 buscou destacar o empoderamento feminino com mais inclusão da mulher no cenário audiovisual, seja na frente ou por trás das câmeras. Diante disso, o Festival escolheu filmes dirigidos apenas por mulheres para serem exibidos na Mostra Competitiva de Longas e proporcionou uma Roda de Conversa para debater o tema “Existe um cinema feminino?”.

Mais uma vez, o Curta-SE destacou a sergipanidade com a Mostra Competitiva de Curtas Sergipanos na abertura oficial do evento. Nos dias seguintes, também tiveram mostras competitivas de trailers, web séries, videoclipes, curtas e longas, nacionais e iberoamericanos sendo exibidas.

Essa mobilização cultural contou com a participação de realizadores nacionais e locais, professores e alunos de audiovisual, estudantes de escolas públicas, jornalistas e amantes da sétima arte, que puderam ampliar seus conhecimentos e conferir cinema de qualidade.

Um dos convidados do Curta-SE 16 foi o curador das Mostras de Longas, que é membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e jornalista do jornal O Estado de S. Paulo, Amilton Pinheiro. Segundo ele, “o Festival exibiu filmes com temáticas importantes, dirigidos por mulheres, que abordaram assuntos independente do gênero. Fico muito feliz de ver a luta da Rosângela Rocha para manter o Festival durante todos esses anos, mas seria interessante uma maior participação dos sergipanos. Afinal, todos nós aprendemos com referências e esta é uma oportunidade para isso”.

A diretora executiva do Curta-SE, Rosângela Rocha, encerra o Festival com a sensação de dever cumprido, mas espera uma maior participação do público nos próximos anos. “Mais uma vez, cumprimos o nosso papel. Tivemos uma semana ativa, conforme o nosso planejamento e também conforme o financiamento que tínhamos para executar. Trouxemos filmes excelentes, com o compromisso de contemplar o nosso objetivo de promover a difusão com reflexão a cerca do cinema nacional e iberoamericanos. Entendemos que o processo cultural é hábito e, apesar dos 16 anos de existência do Festival, esperamos que o público participe mais efetivamente nos próximos anos”, afirmou Rosângela.

O Festival encerrou a sua programação premiando as melhores produções audiovisuais, curtas ou longas, diretores e fotografia, através do júri popular ou oficial, durante a cerimônia de encerramento no sábado, 17, no Cinema Vitória. Vale ressaltar que serão exibidas outras produções, na Mostra Sergipe Memória em Rede, de outubro a dezembro deste ano.

Apoio

Através da Lei de incentivo à Cultura, o Festival tem o apoio da Revista Preview, Benedito Lado B Produções, Mix Estúdios, Mistika, Cia Rio, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, NET, Festival de Avanca – PT, Fest’Afilm – FR, Tagi.i ; e apoio cultural do Cinema Vitória, Secult-SE através do Funcart. A realização é da Casa Curta-SE, AVBR Produções e Ministério da Cultura / Governo Federal.

 Enviado pela assessoria

Modificado em 20/09/2016 17:03

Universo Político: