body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Crime ambiental: João Daniel cobra medidas urgentes para identificar culpados

Durante a sessão do Congresso Nacional, nesta terça-feira, dia 8, o deputado federal João Daniel (PT/SE) denunciou o crime ambiental que vem atingindo o litoral do Nordeste e desde a última sexta-feira chegou às praias do estado de Sergipe. Manchas de óleo ainda de origem não identificada têm chegado a uma longa extensão de praias na capital e alguns municípios do interior sergipano, causando danos ambientais ainda incalculáveis.

No último sábado, o deputado João Daniel, acompanhado pelo senador Rogério Carvalho (PT) e o vereador Camilo Lula (PT), de Aracaju, visitou a praia de Atalaia, onde pode observar o alcance das manchas. O parlamentar petista denunciou na tribuna do Congresso que as manchas começaram a aparecer no litoral há 30 dias e até então o governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente, ainda não havia se manifestado. “Não podemos admitir que o governo federal não tenha as informações. A Marinha tem as informações, sabe os navios que passam pela rota do petróleo, de quais empresas passaram. É preciso ser descoberto qual foi o acidente que houve, quem causou esse acidente que levou à contaminação de petróleo nas praias da região Nordeste”, afirmou o parlamentar.

João Daniel registrou que o dano ambiental já atinge as praias do Maranhão à Bahia “No estado de Sergipe, praticamente todas as praias estão afetadas, em especial a nossa praia da capital, a Atalaia. Foram encontradas várias tartarugas marinhas mortas, atingidas pelo óleo, a Reserva Santa Isabel, do Projeto Tamar, também foi atingida pelas manchas de óleo, e a soltura de filhotes de tartaruga marinha teve que ser suspensa”, relatou o deputado. Ele lamentou que somente depois de 30 dias o governo federal tenha se pronunciado e determinado a apuração para punição dos responsáveis por este crime.

“Aproveito para parabenizar todas as equipes de Sergipe, coordenada pela Adema e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo trabalho e pelo empenho, pelo compromisso com a natureza e com a defesa da nossas praias, pelo cuidado possível, apesar de ter sido, segundo as autoridades estaduais, o mais grave crime ambiental já registrado na história do Estado de Sergipe”, disse, ao lamentar profundamente o que está ocorrendo.

Segundo o deputado, o país vive o reflexo de uma política ambiental comprometida com o grande capital e as grandes empresas, sem nenhum respeito à questão ambiental, que vem sido demonstrada por este governo. “Este é um governo sem nenhum compromisso ambiental, com um ministro que presta serviço como ministro das grandes mineradoras. Esperamos que todas as medidas cabíveis neste crime sejam tomadas. Este é um crime ambiental cometido no Nordeste, prejudicando toda região, com danos incalculáveis”, declarou João Daniel.

 

Modificado em 08/10/2019 18:34

Universo Político: