body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“CPI do BNDES tem como objetivo tirar o foco do desgoverno de Bolsonaro”, avalia João Daniel

Por Edjane Oliveira

Ao usar a tribuna em nome da liderança da oposição da Câmara, o deputado federal João Daniel (PT/SE) lamentou que o governo federal que em dez meses não mostrou nenhum projeto em prol do povo brasileiro agora queira agora, com seus apoiadores, desviar o foco dessa sua má gestão mais uma vez atacando os governos petistas. Na avaliação do parlamentar, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem como objetivo para desviar a atenção do povo brasileiro.

“Compreendo perfeitamente o objetivo da CPI do BNDES. Não mostraram até hoje nenhum projeto do governo Bolsonaro. E, neste momento, a CPI do BNDES é colocada, vergonhosamente, de forma a desviar a atenção do povo brasileiro”, avaliou o deputado. O relatório da CPI foi apresentado esta semana e o relator sugere que, entre os iniciados sejam incluídos os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, por conta de empréstimos realizado pelo banco durante a gestão de ambos.

“A presidente Dilma e o presidente Lula fizeram do BNDES um dos maiores bancos do planeta. Fizeram deste banco o financiador da economia brasileira, das empresas brasileiras. Na hora que o Brasil e o mundo entrou em crise financeira, o presidente Lula, chefe da Nação, que muito nos orgulha, disse que era uma ‘marolinha’, chamou os bancos estatais e decidiu liberar crédito para o povo e para as empresas e é claro que foram financiadas empresas brasileiras e obras internacionais. E isto nos orgulha e deveria orgulhar qualquer patriota que tem o mínimo de dignidade e respeito”, declarou.

João Daniel questionou qual cidadão não tem orgulho de ver no seu país empresas que fazem obras e geram empregos. “Empresas que deram às nossas universidades e pesquisas nacionais capacidade para serem reconhecidas no mundo inteiro. Mas a CPI do BNDES precisa mostrar terra arrasada para justificar o desgoverno deste governo que nasceu a partir de uma mentira, de fake news e de um golpe e este golpe foi dado quando se retirou a presidente Dilma e aí a grande mídia e as forças conservadoras deram o golpe no povo brasileiro”, relatou.

O deputado garantiu que ele, juntamente com a bancada de oposição, continuará agindo firme forte na defesa das empresas estatais brasileiras. “Porque é somente com empresas fortes e um governo que tenha dignidade que poderemos reconstruir a democracia e esta Nação, dando esperança à juventude e ao povo brasileiro”, afirmou João Daniel.

Che Guevara

Em seu discurso, o deputado também registrou a passagem dos 52 anos da morte do líder revolucionário Ernesto Che Guevara, ocorrido no último dia 8. Segundo ele, Che representou para a juventude e sua geração a esperança de uma sociedade justa igualitária e fraterna. “Cinquenta e dois anos após seu assassinato continuamos vendo a luta do povo no mundo inteiro por uma sociedade justa, fraterna, sem ditadura e ditadores, a exemplo do que faz hoje o povo do Equador e o povo e o governo da Venezuela e de Cuba”, disse.

João Daniel lembrou que continuam vivos os sonhos e a luta de Che Guevara de construir sistemas que respeitem a vida, a natureza e que façam outros valores além do capitalismo, o negócio e o individualismo. “Que a nossa juventude se inspire nos sonhos e na vida dos grandes revolucionários para enfrentarmos este governo desastroso, autoritário e sem respeito às políticas públicas e à história de luta do povo brasileiro”, afirmou.

Universo Político: