body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Conselho Estadual de Cultura aprova o tombamento do barco de fogo

 

Um barco movido por um fio de aço e pela força de espadas de fogo. Assim se caracteriza o barco de fogo, um dos mais importantes elementos da cultura sergipana e que tem suas raízes na cidade de Estância, situada no sul sergipano. No período junino, essa tradição se intensifica e os barcos de fogo tomam conta de festas por todo o Estado, se espalhando e demonstrando que é uma característica marcante do período junino em todo Sergipe.

Pensando na difusão ainda maior deste elemento dos festejos juninos de Sergipe, a prefeitura do município de Estância deu entrada no mês de maio na Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para o tombamento do barco de fogo como patrimônio cultural imaterial de Sergipe, e teve a aprovação do pleito através do Conselho Estadual de Cultura (CEC) na tarde desta terça-feira, 18. A partir de agora, o projeto de tombamento irá para o Governador do Estado para ser sancionado.

De acordo com a relatora do parecer, a conselheira Aglaé Fontes, o Barco de Fogo é um patrimônio que já extrapolou Estância e já é símbolo de todo o Estado de Sergipe. “Este é um símbolo único no Brasil, que precisa ser preservado para que não morra e que, além de tudo, é continue sendo fonte de sobrevivência de inúmeros fogueteiros, como é até hoje”, afirmou.

O secretário de Cultura do município de Estância, Miguel Viana, também esteve na reunião e agradeceu o Conselho pela aprovação. “A tradição do barco de fogo estava morrendo e desde que assumimos a secretaria estamos trabalhando para reativá-la e mantê-la viva para o povo estanciano e de Sergipe”, destacou.

Miguel afirmou também que já entrou com o processo de tombamento através do IPHAN, para que o barco de fogo seja reconhecido nacionalmente como Patrimônio Imaterial. “Ele já era patrimônio Municipal, estamos caminhando paro o tombamento Estadual e não descansaremos enquanto o barco de fogo não for patrimônio de todos os brasileiros”, completou.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destaca que esta é uma vitória de todos. “O Governo de Sergipe, a Prefeitura de Estância e o Conselho Estadual de Cultura somaram esforços para oficializar algo que a população sergipana já sabia: que o barco de fogo é patrimônio cultural nosso. E o tombamento acontece num período mais que adequado, já que estamos às vésperas do dia de São João e, assim, Sergipe tem mais um motivo para festejar suas tradições juninas”, disse Eloísa.

Sobre o Barco de Fogo

O barco de fogo é uma alegoria pirotécnica ligada aos festejos populares do ciclo junino que só acontece na cidade de Estância, e é uma das manifestações culturais mais significativas do Estado de Sergipe e suas primeiras citações datam o ano de 1907, totalizando 106 anos de existência.

O barco que tem cerca de um metro é feito com papel colorido e recheado com pólvora. Um cabo de aço preso a dois pedaços de madeira é estendido bem no alto e é sobre ele que o barco de fogo cruza o céu, em alta velocidade, encantando a todos.

 

 

Enviado pela Secom do Governo do Estado

Foto: Cassandra Teodoro