body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Conceição apresenta PL para a criação da Semana Estadual de Saúde da Mulher

Realizar ações integradas e coordenadas, focando a importância da atenção à saúde da mulher. Este é um dos objetivos do projeto de lei 199/2013, apresentado pela deputada estadual Conceição Vieira (PT). Na sessão desta quinta-feira, dia 17, a deputada foi à tribuna da Assembleia Legislativa para explanar os motivos que a levaram a apresentar a propositura.

Segundo ela, o PL institui a Semana Estadual de Atenção à Saúde da Mulher, a ser realizada anualmente, a partir do dia 8 de março, mês dedicado à mulher. Conceição Vieira explicou que inicialmente pensou em a semana ter como foco a prevenção ao câncer de mama, doença que no mês de outubro tem a atenção de toda sociedade voltada para ela e não apenas as mulheres. “Essa militância tem que ser ampliada, fortalecida. E entendi que os segmentos dos governos estadual e municipal podem fazer uma ação coletiva e organizada em uma semana alusiva às questões da saúde da mulher”, contou.

A deputada Conceição Vieira acrescentou que na organização desse projeto foi discutido com dirigentes de entidades que trabalham a prevenção e combate ao câncer e a secretaria de saúde e foi sugerido por eles que fosse instituída a Semana voltada para a saúde da mulher e não só com foco no câncer de mama. “Para conscientizar sobre a promoção da saúde da mulher como um todo: câncer de mama, de colo de útero, violência doméstica, necessidades especiais, sífilis”, disse.

Segundo a deputada, em sendo aprovado o projeto 199/2013, a Semana Estadual de Atenção à Saúde da Mulher iniciaria no dia 8 de março, com apoio da Secretaria de Saúde e entidades que já trabalham a saúde da mulher. “Esperamos contar com o apoio dos deputados para a aprovação”, disse Conceição Vieira.

Homenagem

Em seu discurso, a deputada Conceição Vieira aproveitou para parabenizar o decano da imprensa sergipana, José Eugênio de Jesus, que amanhã completa 95 anos de idade, o mais antigo em atividade em Sergipe. “Queremos parabenizar pelo serviço prestado à gente sergipana, pela força, determinação de continuar atuando na Associação Sergipana de Imprensa e faz as reivindicações justas e necessárias para esse segmento”, destacou.

 

Por Edjane Oliveira, da Assembleia Legislativa