body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

“Compromisso de Bolsonaro é entregar a educação pública à iniciativa privada”, diz João Daniel

O segundo ato realizado por estudantes, professores e servidores das universidades e institutos federais em protesto os cortes do governo federal para essas instituições foi avaliado pelo deputado federal João Daniel (PT/SE) como uma reação da juventude aos retrocessos que o governo federal quer impor ensino superior público. O parlamentar participou do ato realizado em Aracaju. A caminhada, que saiu da praça General Valadão, na tarde desta quinta-feira, dia 30, até o viaduto Carvalho Déda, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), reuniu cerca de 15 mil pessoas, segundo estimativa da União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que convocou a mobilização. Em todo país foram 2 milhões de manifestantes. Trabalhadores de várias categorias, centrais sindicais e movimentos populares também participaram.

“Foi mais um lindo ato pelas ruas da nossa capital. Esta é a grande reação da nossa juventude. Nem a chuva atrapalhou. Atos em todos os cantos do país e em Sergipe os estudantes mostram a sua força, a sua garra na defesa da Educação e do Brasil. Foi muito bom sentir nas ruas a receptividade o apoio dos aracajuanos a essa mobilização. Defender o Brasil e a soberania nacional e neste momento enfrentar o governo Bolsonaro, um governo reacionário, que só tem compromisso com a elite, as grandes corporações internacionais, que é aliado ao projeto dos Estados Unidos e Israel contra os povos da América Latina, é fundamental”, afirmou o parlamentar.

Para o deputado, o objetivo do governo federal com os cortes para as universidades e institutos federais de educação e o ataque à autonomia dessas instituições é destruir a educação pública. “O governo Bolsonaro tem compromisso de entregar a educação pública à iniciativa privada. Ele quer acabar com a educação pública, a Previdência e todos os projetos sociais”, denuncia João Daniel.

Enviado pela assessoria

Modificado em 31/05/2019 17:44

Universo Político: