body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Lagarto é um dos poucos municípios de Sergipe com maior transparência na vacinação

Por assessoria

Após um levantamento realizado, neste mês março, os Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e do Estado de Sergipe constataram que apenas 24 municípios estão cumprindo integralmente as ações recomendadas em janeiro deste ano. Graças ao empenho da Prefeitura, por meio de sua gestão de saúde, o município de Lagarto se destaca entre estes.

Na recomendação, os Ministérios Públicos orientaram os municípios a viabilizar a ampla divulgação, em seus sites oficiais, do plano municipal de vacinação e do quantitativo de vacinas recebidas do governo do Estado.

A Prefeitura tem prestado, com total transparência e de forma acessível a população, os dados e boletins diários, tanto em seu portal oficial quanto nas redes sociais: o número de cidadãos vacinados (vacinômetro); a chegada e quantidade de novas doses e o chamamento semanal dos grupos prioritários para a imunização.

“Como sempre gostamos de destacar, procuramos nos adiantar, sendo o 1º município do interior a lançar um Plano de Operacionalização da Vacina. Seguindo os preceitos dos órgãos de fiscalização, a Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto disponibiliza não só para estes órgãos, como também para os veículos de imprensa, a relação de quem já foi vacinado, com identificação de nome, data e local onde foi aplicada a vacina, e no caso de profissionais de saúde a função exercida e o local de trabalho”, destacou a prefeita Hilda Ribeiro.

Para os Ministérios Públicos, “o controle social é princípio fundamental para as atividades de saúde pública no Brasil e apenas o acesso individualizado pela população permitirá o efetivo controle sobre os vacinados, a evitar o chamado “furo de fila” por pessoas não integrantes dos chamados grupos de risco”, conforme trecho da recomendação.

A relação dos municípios está disponível no Portal do MPF/SE.

Modificado em 26/03/2021 10:16

Universo Político: