body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Comissão de Integração Nacional vai a Sergipe para debater canal de Xingó

A construção de um canal que leve água de Paulo Afonso IV, passando por Santa Brígida (BA) e Canindé de São Francisco (SE), até o antigo reservatório R-5 em Poço Redondo. Esse é o propósito da construção do Canal de Xingó. Na primeira fase, cento e quinze quilômetros desse canal constituem o sonho e a esperança da população de toda essa região. Na sequência, a partir de Poço Redondo, a benfeitoria alcançará os municípios sergipanos de Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, esperando-se, ao final, uma obra com a extensão total de 290 quilômetros.

Diante da importância desse projeto, o presidente da Cindra propôs a realização do Seminário Desafios e Perspectivas para a Construção do Canal de Xingó. O evento, promovido pela Cindra, será amanhã (15/09), na Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória. O seminário, que começa às 9h00 e segue até o meio dia, tem o propósito de acompanhar o andamento da elaboração do projeto executivo, mapear os entraves e buscar soluções para agilizar o início das obras do canal de Xingó.

Segundo Valadares Filho é preciso fazer uma ampla discussão com os principais atores envolvidos no processo de preparação para essa obra, com o objetivo de encontrar formas de acelerar o andamento desse processo.

Valadares Filho reconhece que, mesmo já tendo sido lançado pela Codevasf o edital para o projeto básico, é necessário manter firme esse propósito. “Vejam bem: uma coisa é o edital para o projeto básico; outra, que queremos, são os projetos seguintes, que permitam a construção do conjunto de obras necessárias; e, claro, o orçamento para a licitação dessas obras”.

“Com a realização desse seminário, a Comissão de Integração está buscando cumprir com seu papel, que é o de acompanhar e fiscalizar o andamento de obras que promovam o desenvolvimento regional”, destacou Valadares Filho.

Valadares Filho vê na construção do Canal de Xingó uma esperança de dias melhores para o povo sergipano, pois a obra garantirá o abastecimento de água à população que vive em regiões atingidas pela seca prolongada. “Trata de um projeto que, além de levar segurança hídrica, incluindo água para consumo humano, servirá para cultivo de pequenas lavouras, hortas, água para dar de beber ao gado e pequenos animais; e criará outras condições para o desenvolvimento econômico regional, beneficiando potenciais indústrias, inclusive”.

O seminário terá duas mesas: uma para discutir os entraves ao andamento do projeto; e outra para buscar os caminhos – técnicos, políticos e financeiros – para construção do Canal.

Para debater o assunto, foram convidados dirigentes da Codevasf e técnicos do Ministério da Integração Nacional. Também participam do evento representantes do governo do estado, parlamentares, prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região.

Do seminário, a Cindra encaminhará as soluções apontadas às devidas instâncias; e reforçará o movimento regional, que há anos busca a construção desse bem inestimável à população da região.

A realização do Seminário é uma iniciativa dos deputados Valadares Filho e João Daniel (PT-SE), autores do requerimento que propôs a realização do evento.

Modificado em 14/09/2017 21:13

Universo Político: