body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Comércio sergipano melhora e fecha junho com números positivos

Informações da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) fornecidas pelo IBGE e analisadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), mostram números animadores de recuperação do comércio sergipano no mês de junho. O comércio aumentou o seu volume de vendas em 1.2% comparado ao mês de maio, que havia registrado queda.

Comparando a evolução das vendas do Comércio Varejista de junho deste ano com o mesmo mês do ano anterior, o Comércio apresentou uma variação de 6,3%. No ano, o Comércio Varejista acumula um saldo positivo de 5,2%. Em doze meses o comércio acumula um saldo positivo nas vendas de 3,0%.

O número pode até parecer pequeno, mas significa uma ascensão das vendas do Comércio sergipano, que havia sofrido os impactos provocados pela crise econômica que atingiu o país neste ano. O estado também recebeu impactos, sofrendo com queda no volume de vendas em maio e junho. Entretanto, a recuperação de junho mostra que se houver o devido estímulo para o consumidor, a economia local pode continuar enfrentando a crise e sair vencedora nas adversidades que tem prejudicado o mercado em nível nacional.

O Comércio Varejista ampliado mostra saldo positivo em junho, comparado ao mesmo mês de 2014, com o crescimento de 1.1%. O Comércio Varejista Ampliado inclui também as vendas relacionadas ao setor de veículos. Em 2015, o saldo mantém uma queda de -0,6% para o varejo ampliado. Para os últimos 12 meses, o saldo de 0.1% positivo.

A receita de vendas do Comércio Varejista também apresentou melhora. O saldo foi o crescimento de 2.7%, para junho, em relação ao mês de maio. Também foi registrado que a receita apresentou um crescimento de 14.8%, comparado a junho de 2014, dando uma variação positiva. Para o ano de 2015, há uma alta de 11.4% da receita de vendas.

Analisando o comportamento de vendas do comércio varejista no período de janeiro a junho, verificamos que em junho as vendas apresentaram recuperação, fechando o semestre com saldo positivo de 5,2%. Apesar da crise, o comércio varejista em Sergipe reverteu a desaceleração dos últimos três meses, ao contrário do Brasil que continua apresentando recuo consecutivos nas vendas.

No Nordeste, Sergipe conquistou o segundo lugar no ranking de comportamento do comercio varejista, ficando apenas atrás da Paraíba, que cresceu 2,6%, ficando à frente do Rio Grande do Norte, com 0,9%, Piauí, com 0,3%, Bahia com 0,2% e Pernambuco, com 0,1% dos estados que apresentaram crescimento. Já os estados do Maranhão, Cerá e Alagoas resgistraram quedas de 0,5%, 1,2% e 4,4% respectivamente.

Modificado em 17/08/2015 20:07

joedson: