body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Começa Semana do Turismo de Sergipe

O Governo de Sergipe abre nessa segunda-feira, dia 21, a partir das 18h, no Teatro Atheneu, a Semana do Turismo de Sergipe, evento que marca o início das comemorações do Dia Mundial do Turismo, a ser celebrado em todo o planeta no próximo dia 27 de setembro.

Com o mote “1 Bilhão de turistas, 1 Bilhão de Oportunidades”, a Organização Mundial do Turismo (OMT) vai focar a necessidade de desenvolvimento de uma economia criativa aplicada ao turismo, de modo a gerar inserção no mercado de trabalho de grande parcela da população mundial ainda em fase de carência de oportunidades e recursos.

A abertura do evento terá exposição de arte, gastronomia e palestra com o Erik Penna denominada a “Divertida Arte de Vender”. A realização é da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Funcaju, Sebrae Sergipe, Universidade Estácio/Fase, IFS e Universidade Federal de Sergipe.

A programação da Semana do Turismo de Sergipe terá diversas atividades durante o período de 22 a 27 de setembro, dentre as quais: Oficinas de turismo e gastronomia, preservação ambiental; visita técnica à Orla Pôr do Sol; apresentação de bandas na praça General Valadão, dentro do projeto “Tem Banda na Praça”; exposições sobre folclore sergipano; apresentações teatrais; e o “1º Feijão Tur.

A abrangência social do turismo    

Segundo o mestre Rodolfo Alves Pena, a prática do turismo, mais do que um ramo da economia, é uma área de estudo das Ciências Sociais, sendo muito estudada também pela Geografia. Seu conceito, de acordo com a OMT, corresponde ao deslocamento de pessoas para lugares diferentes em um período inferior a um ano e que não esteja vinculado à realização de trabalho ou alguma atividade econômica, remunerada ou voluntária. Isso significa que o turismo corresponde à realização de viagens temporárias para fins religiosos, de negócios e, principalmente, lazer e descanso.

Os diferentes tipos de turismo (rural, ecoturismo, cultural, religioso, de aventura, de pesca etc.) são considerados a partir dos produtos oferecidos pelos territórios e também a partir dos tipos de consumidores (grupos religiosos, jovens, adolescentes, idosos, esportistas, empresários, estudantes, entre outros). Um local considerado como destino indutor para o turismo costuma oferecer uma gama variada de práticas, ou atividades específicas; tradições, espiritualidade ou templos religiosos; aspectos e características geográficas, históricas, sociais e arquitetônicas; além de serviços e infraestruturas em geral para o estabelecimento dos grupos turísticos.

Com o avanço do processo de globalização, o turismo é uma atividade crescente em todo o mundo. Segundo dados da OMT, o fluxo turístico internacional aumentou, entre 2000 e 2010, pouco mais de 130 milhões de chegadas anuais para as mais diversas partes do planeta. A estimativa é que esse número cresça, em média, 3,3% a cada ano até 2030, quando deverá superar a marcar de 1,3 bilhão de chegadas anuais. Verifica-se que nem mesmo as crises econômicas financeiras do final da década de 2000 e início da década de 2010 tiveram impacto sobre o turismo no mundo.

No Brasil, o turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce economicamente, movimentando cada vez mais recursos financeiros. No entanto, o território nacional ainda apresenta números tímidos em termos de recebimentos de turistas estrangeiros em face da sua real potencialidade. A tendência, no entanto, é que o setor cresça acima da média mundial ao longo das próximas décadas.

Universo Político: