Através do portal Ajuinteligente, uma gama de opções de serviços, em todas as áreas da administração pública, podem ser acessados facilmente pelos aracajuanos, bastando apenas acessar o site ajuinteligente.aracaju.se.gov.br. Os serviços da plataforma podem ser solicitados a qualquer hora do dia, pois o acesso à ferramenta é remoto.
Para Michele Lemos, secretária municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, tornar esses processos mais fáceis por meio da tecnologia foi um grande salto de qualidade da gestão municipal, no que se refere à eficiência. “A virtualização dos serviços, através das nossas plataformas digitais, foi um grande marco na modernização da Prefeitura de Aracaju. Com essa evolução, pudemos dar mais celeridade e segurança aos processos internos de trabalho, evitando o extravio de documentos e garantindo agilidade e transparência nos serviços prestados ao cidadão aracajuano”, disse.
O Ajuinteligente foi implantado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, e uma segunda versão melhorada foi lançada em 2021. De lá para cá, o portal passou por algumas atualizações, estando hoje bastante intuitivo para o cidadão. De acordo com o coordenador geral de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplog), Cláudio Luiz da Silva, há centenas de serviços que o cidadão pode acessar através da plataforma.
“Para fazer essas solicitações, antigamente, as pessoas tinham que ir ao órgão específico registrar o seu pedido. E como não existia um padrão, a depender do servidor que atendia, o encaminhamento poderia ser mais ou menos eficiente. O Ajuinteligente deu um salto nessa relação com o cidadão no sentido de que o atendimento passa a ser único e padronizado”, afirmou.
O próprio portal detecta quais são os serviços que estão sendo mais utilizados, deixando-os mais visíveis na primeira página, como explica o gerente de projetos da Seplog, Deivid da Gama Cardoso. “Alguns serviços têm uma certa sazonalidade. Por exemplo, no início do ano, as pessoas começam a procurar bastante por IPTU. Em outras épocas do ano há uma demanda maior por outros serviços. Então, à medida que essa procura vai aumentando, o próprio site se adequa e deixa essas funcionalidades mais visíveis na página principal”, explicou.
Economia e eficiência
Atualmente, mais de 90% dos serviços municipais são solicitados pelo Ajuinteligente, fazendo com que o cidadão não precise mais se deslocar até o órgão público. O portal é integrado com outra plataforma digital, o 1Doc, que além de promover mais economia, como na redução de papeis impressos, aumenta a eficiência dos processos internos dentro da Prefeitura.
“Todos os serviços têm uma destinação interna na Prefeitura, e eles são tratados de acordo com o órgão de destino. Quando o serviço é registrado no Ajuinteligente, ele acaba indo para algum setor via o 1Doc, e daí começa toda a tramitação”, afirmou o coordenador geral de TI, Cláudio Luiz.
Outra vantagem, de acordo com o gerente de projetos Deivid Cardoso, é que a solicitação pode ser acompanhada pelo usuário. “Para toda movimentação que se tem dentro de um serviço, a regra majoritária é que o solicitante seja notificado. Ele recebe um protocolo, e a cada vez que a solicitação do cidadão for evoluindo na tramitação, ele recebe uma mensagem avisando”, disse.
Implementado em 2019, o 1Doc tem como principal pilar a tramitação dos processos internos da Prefeitura de Aracaju, sendo, a gestão municipal, uma das únicas do Brasil a contar com 100% das movimentações internas eletrônicas. Isso gera, por exemplo, uma grande economia de gastos com papel. Até o final de abril deste ano, a utilização da plataforma gerou 7.548.992 Documentos Oficiais, economizando cerca de 38.154.447 impressões.
“Antigamente, um processo interno chegava na mesa do servidor de maneira impressa, e para tramitar entre os setores, tinha que tirar mais cópias. E o problema não era apenas o custo de impressão de papeis, mas também a perda da eficiência operacional. Com o 1Doc, os processos ficam registrados e não são perdidos. Para a gestão é fundamental porque, para além da economia, tem a celeridade e aumento da eficiência”, explica Cláudio Luiz.
Ele afirma também que todos os dados do Ajuinteligente e do 1Doc são armazenados nas nuvens, tanto em servidores próprios da Prefeitura, quanto em servidores privados, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados e com o máximo de segurança. “Nunca tivemos problemas de perda ou indisponibilidade de dados. Os documentos são públicos, têm transparência, são disponíveis a qualquer hora, e não podem ser fraudados”, disse.