body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Colégio público forma primeira turma de resistência às drogas

Inédito. Um projeto que deu certo e é exemplo na escola pública sergipana. Estudantes do 7º ano do Colégio Estadual Governador Albano Franco, localizado no bairro Santa Maria, participaram nesta terça-feira, 03, da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Manter os jovens longe das drogas e da violência é objetivo prioritário do programa que formou 76 alunos. O Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado – chamado ‘Policial Proerd’ – professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de conscientizar os jovens, prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência. A parceria envolve a participação da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

“Com o Proerd os alunos aprendem a tomar decisões conscientes, atitudes positivas, fatores protetivos que influenciam a distancia das drogas. Ao final eles fazem uma redação e nela percebemos o quanto eles entenderam os temas trabalhados em sala de aula durante o período que estivemos aqui. Isso é bastante gratificante, observar a melhora que reflete na comunidade”, conta o instrutor soldado Tiago Santos.

Estruturado em lições obrigatoriamente ministradas por um policial fardado, que além da sua presença em sala de aula como educador social, favorece um vínculo na comunidade escolar em que atua.

Melhora no Comportamento – Otília Ferreira, diretora do colégio, o projeto contribui de forma bastante positiva para manter os alunos distante das drogas. “O Proerd minimizou consideravelmente os efeitos da violência e do uso das drogas. A melhora no comportamento das turmas é muito considerável, inclusive se dedicam com mais afinco aos estudos”, enfatiza.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

“Além disso, percebe-se nitidamente o desenvolvimento dos alunos. A exemplo podemos citar que este ano tivemos nove alunos ingressando no ensino superior, nos cursos de direito, psicologia, educação física e enfermagem na Estácio de Sá”, fala com entusiasmo a diretora Otília.

O acróstico REAL – O formando Gilvan da Cruz comenta com alegria que o curso trouxe ensinamentos que ele levará para vida toda. “Agradeço a diretora Otília por trazer esse projeto tão importante para nosso colégio. Aprendi com base no acróstico REAL – a recusar; explicar; absterce e me livrar das drogas e conseqüentemente da violência”, descreve o aluno do 7ºano.

Para Adriana Regina Souza, mãe do formando Gustavo Henrique o Proerd é bem vindo tanto na escola como no bairro Santa Maria. “O projeto tem o intuito de transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância do jovem se manter longe das drogas e da violência e isso reflete na comunidade como um todo”. Ao final da cerimônia os 76 alunos receberam o certificado Proerd, ocasião em que os jovens prestam o compromisso de se manterem longe das drogas e da violência.

joedson: