body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Colegiado de gestores busca melhorias na Saúde de Aracaju

Na manhã desta sexta-feira, 7, o colegiado composto de coordenadores de todos os setores que fazem parte  da administração da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou alguns dos resultados dos trabalhos  que são desenvolvidos por seis comitês executivos que elencaram medidas para otimizar o trabalho da SMS. A reunião é mensal e  aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), no bairro Ponto Novo.

A secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, participou do encontro e reforçou que, embora a SMS continue enfrentando dificuldades, sofrendo com dívidas, falta de organização e sucateamento deixados por gestores passados, a atual gestão  tem se empenhado para que as mudanças realmente aconteçam.

“Já viabilizamos reformas de algumas Unidades de Saúde da Família, implantamos o novo Centro de Atenção Psicossocial do tipo 3.  Além de tudo que buscamos solucionar através do colegiados, agora meu foco também está no planejamento e realização dos mutirões de cirurgias que são um benefício para os usuários”, explica Goretti.

Os colegiados apresentaram trabalhos nas áreas de judicialização, contenção de gastos, orçamento e finanças, padronização e desabastecimento, gestão do trabalho em saúde e planejamento da atenção primária.

Do comitê de Judicialização, Jória Dias reforçou que um dos objetivos da SMS é dar repostas mais satisfatórias aos processos que correm na Justiça, a fim de reduzir o número de demandas judiciais contra a saúde municipal. “Através de ações do comitê  já definimos que em agosto vamos promover evento junto as entidades do poder judiciário, a fim de desmistificar como acontece efetivamente e como ocorrem todos os processos de atendimento ao cidadão por meio do Sistema Único de Saúde na capital”, afirmou.

Durante a reunião, a secretária também elogiou que “alguns comitês executivos como o de contenção de gastos e orçamento e finanças já vem demonstrando resultados positivos como a eliminação de desperdícios e melhor aplicação do dinheiro público em contratação de serviços prestados a população”.

 

Enviado pela Secom da PMA

Modificado em 08/06/2013 09:25