body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Cidade Inteligente é apresentada na Câmara Empresarial de TI da Fecomércio

A Câmara Empresarial de Tecnologia da Informação da Federação do Comércio realizou mais uma reunião, na manhã desta quinta-feira, dia 14, dessa vez na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), onde empresários e representantes do setor produtivo dialogaram sobre o programa “Aracaju, Cidade Humana e Criativa”, apresentado pelo secretário Jorge Santana.

Em sua apresentação, Santana explicou como funciona uma cidade com maior inserção de ferramentas de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), formando o projeto “Cidades Inteligentes”, aplicado em várias cidades brasileiras e mundiais. O secretário valorizou a iniciativa, apresentando para os empresários de TI o projeto e destacando que todos podem contribuir para fazer uma cidade mais eficiente, com melhoramento da qualidade de vida e conectividade da população. Com o programa em execução, o secretário espera resultados concretos no desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade onde o principal ator é o cidadão.

A reunião contou também com a apresentação de projetos e soluções das startups locais. Foi apresentado o “Tagpoint”, um mecanismo de comunicação por meio de beacons para celulares que contempla várias funcionalidades, entre elas nas ofertas e descontos exclusivos para o consumidor, no momento em que estiver passando por algum estabelecimento comercial. Também foram mostrados o aplicativo Explicaê, que tem uma plataforma educacional inteligente direcionada para os estudantes que farão o Enem; o Neo Mentoring, que oferece serviços de diversas mentorias para as empresas; e o Permuta Nordeste, um sistema de trocas de produtos e serviços para empresas através de uma moeda de troca.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o programa “Aracaju, Cidade Humana e Criativa”. Um projeto inovador para nossa cidade, que congrega diversos setores da economia que podem se integrar ao projeto. E a área de Tecnologia da Informação é primordial para que esse projeto aconteça. Se não tivermos a infraestrutura adequada de TI, internet e segurança da informação, nenhum projeto poderá ser realizado já que é o suporte para as demais aplicações serem desenvolvidas. Ou seja, é um projeto que abre um enorme leque de oportunidades para o setor de TI, para as startups, para as empresas dos diversos setores da economia. Temos que pensar soluções para as áreas de mobilidade, saúde, educação, segurança e demais demandas do município. Isso com certeza vai promover a ampliação do ecossistema digital de nossa cidade, que poderá exportar esta tecnologia para outras cidades brasileiras e ser referência em Cidades Inteligentes”, disse o coordenador da Câmara de TI da Fecomércio

Participaram também da reunião representantes do Sebrae, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, o coordenador do programa Cidade Inteligente, o arquiteto urbanista Dr. Ricardo Mascarello e o coordenador da Câmara de TI, Roger Barros, que tem sempre empreendido esforços no sentido de gerar novas oportunidades de negócios para os empresários que participam desta Câmara.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 14/09/2017 20:37

Universo Político: