body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Cidadania quer CPIs da Pandemia nos municípios sergipanos

Nesta quarta-feira, dia 5, o Diretório Estadual do partido Cidadania em Sergipe divulgou resolução com orientação aos seus parlamentares em todo estado para que intensifiquem a fiscalização das ações, omissões e uso de recursos públicos no enfrentamento da pandemia nos municípios.

De acordo com a Resolução, mesmo após mais de um ano de pandemia, bilhões de investimentos e restrições de circulação, o Brasil vive um dos cenários mais críticos de desemprego, ocupação de leitos de UTIs e mortes em decorrência da pandemia da Covid.

“Em Sergipe, sentimos cada vez mais de perto a dor da perda de vidas e do sustento material de milhares de sergipanos e sergipanas. O que torna mais urgente que as instituições e a sociedade se unam a fim de contribuírem da melhor maneira possível para o enfrentamento da grave crise sanitária”, afirma o partido.

A Resolução do Cidadania Sergipe orienta prefeitos e vice-prefeitos do Cidadania em Sergipe para que, no âmbito de suas atribuições, realizem todos esforços, visando a máxima eficiência, transparência e controle do uso dos insumos, vacinas e recursos financeiros próprios ou oriundos dos governos federal e estadual, a fim de que sempre sejam referência positiva no combate à pandemia da Covid-19.

O documento também orienta os deputados e vereadores do Cidadania Sergipe para que atuem com o máximo de independência e imparcialidade na fiscalização das ações, omissões, uso dos insumos, vacinas e recursos financeiros no combate à pandemia, especialmente utilizando-se de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), que conferem maior eficácia aos trabalhos.

A Resolução institui a Comissão Técnica de Apoio Legislativo, para auxiliar deputados, prefeitos e vereadores do Cidadania que necessitem de apoio e orientação técnica para o fortalecimento das medidas de fiscalização e controle.

Os deputados estaduais do Cidadania apresentaram requerimento de CPI na Assembleia Legislativa. Atualmente falta apenas 1 assinatura para a CPI ser aberta. Em Nossa Senhora das Dores, a bancada de vereadores do Cidadania também se mobilizou para buscar instalar uma CPI da Covid, mesmo o prefeito atual sendo do próprio partido.

De acordo com o presidente estadual, senador Alessandro Vieira, para os vereadores do Cidadania que eventualmente estejam em dúvida em apoiar CPIs em seus municípios, a partir de hoje tem uma orientação formal de que para o partido é importante avançar nas fiscalizações.

Modificado em 06/05/2021 09:02

Universo Político: