body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Cerca de quatro mil usuários já se cadastraram no portal e aplicativo da Saúde de Aracaju

Lançado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o portal e aplicativo ‘Mais Saúde Cidadão’ tem como objetivo tornar a rede de Saúde da capital mais eficiente através da tecnologia. Até o momento, cerca de quatro mil usuários já se cadastram nas plataformas, que entre os diversos serviços disponíveis pelo Sistema Único de Saúde, possibilitam o acesso virtual para o agendamento de consultas e a visualização do agendamento de exames, reduzindo o fluxo de usuários nas Unidades Básicas de Saúde na busca por esses dois serviços tão procurados.

Após a realização do cadastro [que pode ser feito a qualquer momento pelo site da Prefeitura], em até 30 dias o usuário terá sua documentação validada, para recebimento da senha que poderá ser enviada via WhatsApp, email ou SMS (para os contatos fornecidos pelo próprio cidadão que preencheu a ficha). Com a senha provisória, o usuário deve acessar o Portal da Saúde para o cadastramento de uma nova senha, que após alterada, será a mesma utilizada no site e no aplicativo Mais Saúde Cidadão.

“Entre as principais facilidades do portal e do aplicativo está a praticidade na marcação de consultas e na visualização da situação do usuário na espera pela realização de seus exames e especialidades, sem precisar se dirigir até a UBS. Além de otimizar o fluxo de pacientes no espaço físico da unidade, o que favorece a qualidade do atendimento prestado pelos profissionais, o usuário ganha tempo e comodidade, de fazer os agendamentos no conforto de casa, seja pelo computador ou pelo celular”, considera o técnico da Diretoria de Inteligência da SMS, Maycon Souza Santana.

Agendando consultas

Ao acessar o portal, o usuário visualiza na tela inicial os serviços por categoria. Clicando no serviço de agendamento de consulta, ele abre uma nova página onde deverá selecionar as opções do serviço que deseja.

“Disponibilizamos para o usuário três tipos de agendamento de consulta: uma consulta geral, a qual aparece como ‘consulta agendada’; ‘consulta à gestante’, e a opção ‘visita domiciliar’. Após a seleção de uma dessas opções, aparecerá automaticamente a UBS ao qual ele está referenciado e, logo abaixo, ele terá a opção de selecionar por qual profissional ele deseja ser atendido. Esse mesmo passo a passo acontece no agendamento pelo aplicativo”, detalha Maycon.

Após essa etapa, o usuário é direcionado para uma nova página onde ele terá a opção de escolher o dia e horário que deseja receber atendimento na unidade. Feito isso, basta clicar em ‘continuar’ para visualizar a confirmação do agendamento, clicando na opção ‘concluir agendamento’. Será emitido um comprovante de agendamento, que pode ficar salvo no celular ou computador, ou ser impresso, caso o usuário deseje apresentá-lo na unidade.

Se o paciente precisar mudar a data da consulta agendada, antes de solicitar uma nova data, ele deve solicitar o cancelamento primeiro. “Para cancelar, ele deve clicar na opção agendada e, quando abrir a janela de cancelamento, o usuário deve selecionar o motivo e confirmar”, explicou Maycon Santana.

Demais serviços

Através do portal ‘Mais Saúde Cidadão’ também é possível visualizar a carteira de vacinação e a lista de espera de pacientes que aguardam liberação de procedimentos.

No aplicativo, além desses mesmos serviços, o usuário também tem acesso a resultados de exames, ao registro dos medicamentos de uso contínuo e os que foram retirados na unidade de saúde, bem como poderá avaliar o atendimento recebido.

Universo Político: