body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Boquim leva muito a sério ações em defesa da criança e do adolescente

O município de Boquim, no Sul do Estado, desenvolve uma política de zelo e proteção aos direitos da criança e do adolescente, com uma agenda repleta de atividades durante o ano inteiro. Sempre liderada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, esta agenda contempla desde campanhas contra o trabalho infantil ao combate da exploração sexual neste segmento social, até uma série de cursos, oficinas e eventos voltados para o estímulo ao desenvolvimento cognitivo e das potencialidades de pessoas nesta faixa de idade.

Desde o começo deste ano, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Boquim está desenvolvendo, por exemplo, a Campanha Adote uma Criança, onde “Pessoas físicas podem destinar 3% durante o ano e 3% no ato da declaração do Imposto de Renda (devido) e pessoas jurídicas até 1% do Imposto de Renda (devido) à Receita Federal. Você pode destinar este recurso para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e o mesmo servirá para investimentos em projetos sociais na Proteção da Criança e do Adolescente de Boquim”, diz a Secretária de Assistência Social e do Trabalho, Joseilde Barreto Alves,  a cuja pasta estão ligados os conselhos desta área. O trabalho em favor da captação dos recursos do IR foi realizado durante toda a fase de declaração junto à Receita.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza ações como o “Projeto Um Novo Amanhã”, que reúne crianças e adolescentes em torno de boas práticas como esporte, música, capoeira e noções de informática. “Aqui, nós procuramos envolver a eles e aos seus familiares em práticas muito construtivas. Os resultados são excelentes”, diz a assistente social Jane Almeida, presidente do Conselho.

Criança na Escola

Numa linha parecida, o projeto de “Cara Limpa Contra as Drogas” faz um trabalho marcadamente preventivo numa das áreas mais sensíveis das cidades brasileiras e sergipanas hoje em dia. “Graças a ação constante e construtiva do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Boquim tem conseguido um desempenho muito positivo no enfrentamento e combate às drogas. Nós gestores, e os pais de família de um modo geral, temos noção real do que significam os perigos das drogas hoje em dia. Não podemos relaxar um só segundo”, diz o prefeito de Boquim, Jean Carlos Nascimento.

Outra área que a gestão pública de Boquim, através dos seus conselhos afins e da Comissão Municipal, tem dado redobrada atenção, é ao combate ao trabalho infantil. Para o dia 31 deste mês de maio está programado o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Já confirmaram presenças a procuradora do Trabalho Clarisse de Sá Farias Malta, o juiz de direito da Comarca de Boquim, Marcelo Augusto Costa Campo, e o promotor Adson Alberto Cardoso de Carvalho. Assim como a presidente e conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josevanda Mendonça Franco, e o coordenador do Fórum do Trabalho Infantil, Danival Falcão.

“Por mais que pareça clichê, lugar de criança de fato e na escola. É ali que ela molda o seu futuro e jamais compromete o seu presente. Nossa gestão tem muita profunda consciência disso e as ações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em sintonia com a política em defesa da criança e do adolescente são sempre afirmativas, deixando bons resultados em Boquim”, diz o vice-prefeito Cloves Trindade.

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
No próximo 18 deste mês, a propósito do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, Boquim vai revelar os vencedores do concurso de redação para os alunos do 6° ao 9° ano, cujo o tema é exploração sexual infantil. O evento é feito pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas. Houve uma boa mobilização.

O concurso envolve as escolas da zona rural e os alunos do 6° ao 9° ano. “O objetivo é promover a conscientização por meio de pesquisa e criação de texto, além de propiciar aos envolvidos (estudante, família e escola) a conscientização que devemos combater a violência contra crianças e adolescentes e protegê-las de todo mal”, diz Diana Santos Freitas, coordenadora do Creas. Os alunos serão premiados num ato na Praça Hermes Fontes.

São participantes do concurso de redação as Escolas Ex-Intendente Manuel Candido Ferreira (Miguel dos Anjos), Geminiano do Nascimento Fonseca (Olhos D’agua), José Goes Duarte (Pastor), Maria da Glória Barreto de Andrade (Mangue Grande). “Está sendo desenvolvendo o melhor cartaz através de desenho e pintura nas escolas, e participam o Colégio Estadual Severiano Cardoso, Colégio Estadual Cleonice Soares Fonseca, Escola Municipal Lourival Baptista, Escola Municipal Joaldo Barbosa, AABB Comunidade e SCFV”, diz Diana. Os vencedores serão premiados com tablet, bicicletas e kits de lojas de perfumes.

“Gostaríamos de registrar que em 2015 a Fundação Itaú Social foi um dos contribuintes do FMDCA. Ela efetuou os repasses através de devolução do Imposto de Renda. E não procede o boato de que teria deixado de contribuir. Este ano ela continua presente em Boquim”, diz o prefeito Jean Carlos. O município irá inscrever novos projetos.

Enviado pela assessoria

Universo Político: