body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Bolsonaro pode atender pleito da FNP e evitar colapso do transporte público

O presidente Jair Bolsonaro pode atender pleito da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, de ajuda emergencial ao setor de transporte público. A informação é da jornalista Andréia Sadi, da Globo News.

Segundo ela, ministros, como Rogério Marinho, com quem os prefeitos estiveram reunidos no mês passado, alertaram o presidente sobre a necessidade de uma ação para evitar o colapso do setor de transporte, severamente impactado pela pandemia.

A jornalista, em sua coluna no G1, informa que “ministros políticos têm dito ao presidente Bolsonaro que temem que o aumento do diesel e a queda do número de passageiros por causa da crise da Covid levem a paralisações e aumento do preço da passagem de ônibus em 2022”.

Ainda segundo a apuração de Sady, “ministros da ala política do governo estão articulando com o Congresso a pressão junto ao Executivo para atender aos prefeitos”.

Na próxima quarta-feira, dia 8, prefeitos do país inteiro estarão em Brasília para pedir apoio do parlamento pelo auxílio emergencial de R$ 5 bilhões para o transporte público, além de medidas de desoneração do diesel.

A crise do transporte e a necessidade de um subsídio federal deram o tom da 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, que ocorreu na semana passada em Aracaju. Inclusive, no documento “Carta de Aracaju”, com as pautas do encontro e que foi entregue ao presidente da Câmara, Arthur Lira, o iminente colapso do transporte público tem grande destaque.

Desde o final do 1º semestre deste ano, a diretoria da FNP tem dialogado com ministros do governo federal e com os presidentes da Câmara e do Senado sobre a situação do setor.

 

Modificado em 03/12/2021 18:29

Universo Político: