body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Belivaldo critica política de desinvestimento da Petrobras no Nordeste

Por Luiz Sérgio Teles

Neste sábado, dia 28, ao defender a permanência do escritório da Petrobras em Sergipe, o governador Belivaldo Chagas (PSD) observou que, há muito tempo, a estatal tem adotado uma política de desinvestimento no Nordeste – e usou como exemplo o fechamento da Fafen. “Se a política é de desinvestimento, não vai adiantar a gritaria de ninguém. Se a ideia é essa, que se coloque em prática de imediato, porque temos pequenas empresas privadas com interesse em centenas de poços perfurados e abandonados pela Petrobras”, disse.

Belivaldo Chagas comentou que, na última semana, participou de um encontro entre os governadores do Nordeste, em Natal, onde foi feita uma exposição sobre esse desinvestimento. Segundo ele, a intenção da estatal é ficar concentrada na região Sudeste. “Vamos continuar lutando pela permanência da Petrobras. Eu fui o primeiro governador do Nordeste a ser recebido pelo presidente da República e tratei da Fafen. Tive duas vezes com o vice-presidente Mourão para tratar da Fafen e desinvestimentos da Petrobras. Todos temos lutado, mas não temos conseguido sucesso. Temos um grande potencial de petróleo e gás. A Petrobras ficou parada no tempo e agora temos o prejuízo ”, afirmou.

Gás em Sergipe

O governador anunciou que visitará, juntamente com os governadores do Nordeste – que criaram o Consórcio Nordeste  -, quatro países da Europa, com o objetivo de atrair empreendedores para o estado que. Ele destacou que Sergipe vive um bom momento com relação ao gás natural e que esse ambiente tem que ser exposto a todo o mundo.

“Sergipe não despertou ainda para o momento que estamos vivendo. Esta semana assinamos um decreto que flexibiliza a regulamentação voltada ao gás. O objetivo dessa flexibilização é atrair empreendedores. Doutora Simone, uma sergipana que é diretora da área de petróleo e gás no Ministério de Minas e Energia, disse durante um evento que correu nesta semana que Sergipe está à frente de todos os estados da federação no que diz respeito à legislação do sistema regulatório. Vamos ter oportunidade, entre os meses de janeiro e fevereiro, de fazer uma visita a China, para tentar atrair uma montadora de caminhão que transporta gás”, disse, assegurando que, nos próximos 10 anos, Sergipe será diferente. “Vamos anunciar, no final de outubro, o planejamento para o estado até 2050. Eu quero que outro governador receba o estado melhor do que eu recebi”, frisou.

Energia eólica e fotovoltaica

Belivaldo Chagas também destacou a importância da energia eólica e fotovoltaica para o estado. No tocante à energia solar, o governador disse que o município de Canindé de São Francisco deverá ser contemplado com um empreendimento que terá cerca de cinco milhões de placas fotovoltaicas, permitindo que o estado abrigue um dos cinco maiores celeiros de energia solar do mundo.

“Da mesma forma, a gente tem recebido empreendedores em outras áreas. O Consórcio do Nordeste está trabalhando em conjunto para mostrar as potencialidades da região – e com isso cada estado terá essa oportunidade. Uma coisa é Sergipe sair sozinho buscando empreendedores. Outra coisa é a gente sair em conjunto. Somos uma região de 56 milhões de habitantes com um potencial de riqueza natural imenso”, disse.

Universo Político: