body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Banco do Nordeste assina contratos com produtores

Assessores de microcrédito rural do Programa Agroamigo participaram da 45ª edição da Festa da Laranja, na cidade de Boquim, Centro-Sul de Sergipe. A abertura oficial da festa aconteceu no dia 14 de novembro, sexta-feira, no Parque Citrícola do município. No local, o Banco do Nordeste montou estande para divulgar linhas de crédito e assinar contratos com produtores rurais.

Na ocasião, 30 produtores de Boquim assinaram contratos de financiamento – boa parte deles de renovação com o Banco do Nordeste. Segundo o coordenador do Agroamigo em Boquim, Alan Almeida Menezes, os financiamentos foram destinados a pequenos criadores de bovinos, aves, suínos e ovinos.

O coordenador destaca um contrato do setor de bovinocultura de leite, com uma cliente contemplada pelo Agroamigo Pronaf Mulher – o primeiro do segmento realizado pela Agência Boquim. Ele também evidenciou o perfil de fidelização do cliente. “Assim que o cliente paga o primeiro financiamento, renovamos automaticamente o crédito, que ajuda o agricultor a colocar em prática os projetos que geram emprego e renda para a sua família e a comunidade”, informa Alan

Durante a solenidade de lançamento da Festa da Laranja, o prefeito de Boquim, Jean Carlos Nascimento, reforçou a importância do BNB para o desenvolvimento da agropecuária na cidade. “É o Banco do Nordeste quem lida com o pequeno produtor, que traz incentivos para investimentos, estimulando a nossa produção agrícola. Então, fico feliz com a presença do BNB no dia a dia com o homem do campo. Tem produtor rural que começou do nada e hoje já está até gerando empregos em sua propriedade, seu ponto de sustento”, comemora o prefeito.

O produtor rural José Hélio Lopes dos Santos trabalha há 12 anos na criação de aves e produção de laranjas no povoado Nova Descoberta. Ele foi um dos 30 clientes presentes na solenidade, em que deu entrada no terceiro financiamento com o BNB. “Sou pai de família, tenho quatro filhos para criar, por isso preciso tocar o barco pra frente. E o Banco do Nordeste tem me ajudado a continuar na roça. A equipe do Agroamigo atende a gente muito bem, é nota 10”, comenta.

O agricultor Manuel Messias também está satisfeito com o crédito conquistado. “A parceria com o Banco é muito boa e graças a Deus está indo tudo bem com minha lavoura de maracujá, mandioca e inhame”.

O criador de aves Edson Lourenço Santos, do povoado Mangue Grande, agradece o cuidado dos profissionais do Agroamigo. “O programa é um amigo de verdade dos agricultores. Esse é o Banco que dá oportunidade ao pobre, ao pequeno produtor da roça. A gente consegue esse financiamento para investir e depois que entrei no Agroamigo, minha produção está crescendo cada vez mais”, conclui Edson.

Festa da Laranja

O evento serve para celebrar a safra da fruta, carro-chefe da economia de Boquim, que acontece no mês de novembro. A 45ª edição promovida pela Prefeitura da cidade contou com programação técnica voltada para agricultores e citricultores, além de manifestações culturais e apresentações de artistas sergipanos.

O município de Boquim é considerado o berço da citricultura sergipana. É onde surgiram os primeiros plantios de variedade cítrica do Estado. Os pomares se expandiram para toda a região Centro-Sul, consagrando Sergipe, nos anos 80, como maior produtor de laranja do Norte-Nordeste brasileiro e o segundo maior produtor nacional.

Agroamigo

Criado em 2005, o Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em nove anos de atuação, tornou-se o maior programa de microfinança rural da América do Sul.

O Programa se propõe a melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais, atendendo, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Enviado pela assessoria

joedson: