body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Augusto Bezerra quer a criação da Universidade Estadual de Sergipe

O deputado estadual Augusto Bezerra (PHS) vem dialogando com o secretario de Estado da Educação, Jorge Carvalho, tentando persuadir o Governo do Estado a criar a Universidade Estadual de Sergipe (UNESE). Como parlamentar, Augusto Bezerra não pode apresentar um Projeto de Lei objetivando a criação da instituição de ensino superior. Entretanto, ele já apresentou uma indicação, no ano de 2010, tentando motivar o Estado a abraçar a ideia.

“Como deputado de cinco mandatos, tenho uma indicação que foi feita ainda no governo Marcelo Déda transformando o Colégio Estadual Atheneu Sergipense (no turno da noite) na Universidade Estadual de Sergipe. Hoje, no Brasil e no Nordeste inteiro existe uma Universidade Estadual. Só em Sergipe não tem. Como construir uma universidade estadual requer um alto investimento, custa muito caro para o Estado, a nossa ideia, inclusive amparada por uma solicitação de um jornalista sergipano, é que, no primeiro momento, a UNESE funcione à noite. Não empataria o funcionamento do Atheneu. O colégio de manhã, e a UNESE à noite”, explicou.

Cursos de licenciatura

Segundo Augusto Bezerra, neste primeiro momento, levando em consideração o alto custo da implantação de determinados cursos (que exigem laboratórios e equipamentos) e o momento difícil da economia brasileira, a UNESE ofereceria apenas cursos de licenciatura, deixando os cursos de bacharelado para uma segunda etapa do projeto. “Existem dados que comprovam que, até 2020, a educação em Sergipe vai precisar de professores em todas as disciplinas. Uma universidade formando professores iria baratear o custo e dar uma qualidade melhor ao ensino de Sergipe”, assegura o parlamentar.

Augusto lembra que é professor por formação e está como deputado estadual pela vontade do eleitor. Segundo ele, colaborar para a implantação da UNESE seria uma contribuição do seu mandato na área da educação. “Enquanto o povo de Sergipe achar que eu mereço estar na Assembleia, continuarei trabalhando. Eu tenho a obrigação de deixar uma contribuição na área de educação. Coloquei o Atheneu pela tradição. É um colégio que ensinou a várias gerações. Eu e metade de Aracaju somos alunos do Atheneu. Transformar o Atheneu numa universidade seria um prêmio a esse colégio secular, que tem um papel importante na cultura e na formação do povo de Sergipe”.

Modificado em 31/07/2017 10:38

Universo Político: