body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Aracaju suportou bem às chuvas, avalia PMA

Desde o último sábado, dia 23, Aracaju tem sido uma das cidades sergipanas em que a chuva tem caído com mais intensidade. Para se ter um ideia, normalmente, no mês de maio, é registrado um volume de chuva de 240 ml, no entanto, apenas em quatro dias, foi registrado 330 ml de volume de chuva somente na capital. Mesmo com os incidentes ocorridos, a Prefeitura de Aracaju evitou que a situação fosse ainda mais crítica, graças às suas ações realizadas diariamente por toda a cidade.

Um dos exemplos de como o trabalho da Prefeitura de Aracaju tem sido eficaz, sobretudo em épocas de chuva, é o conjunto Lourival Batista, no bairro Novo Paraíso, Zona Oeste da capital. No ano de 2013, durante uma forte chuva que caiu em Aracaju, que a população foi uma das mais prejudicada.

Como a atual gestão estava em seu primeiro ano, alguns reparos no local estavam sendo feitos ao poucos. Hoje, entretanto, esta situação mudou. Mesmo com o grande volume de água que tem caído, o conjunto não sofreu como há dois anos. A realidade lá, que antes era de caos devido ao acúmulo de água que invadia as casas, desta vez foi totalmente diferente. O conjunto não teve registros de alagamentos ou problemas. Essa transformação só foi possível graças ao trabalho prévio realizado cotidianamente pela administração municipal.

De acordo com a presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Socorro Cacho, as equipes trabalham diariamente por toda a capital, justamente para evitar que maiores transtornos sejam registrados em épocas de chuva intensa. Em alguns bairros a situação ficou complicada, mas, nada comparado há anos atrás, quando as ruas e avenidas de Aracaju não recebiam os devidos cuidados necessários para evitar contratempos.

“Todos os dias diferentes bairros da capital recebem serviços de desobstrução da passagem de canais, bueiros, galerias e bocas de lobo, além do serviço de drenagem. As chuvas que têm caído foram acima do esperado, mas procuramos atuar da melhor forma para ajudar a população e evitar que nossos incidentes aconteçam”, destacou Socorro Cacho.

Outro ponto importante para que a cidade não sofra tanto nos períodos de chuva forte é a colaboração dos moradores de cada região. “A coleta de lixo acontece, através da Emsurb, por toda a cidade, mas, ainda assim, alguns moradores têm o costume de descartar o lixo em locais não apropriados. Quando vem a chuva, esse lixo entope canais, bueiros e bocas de lobo, o que impede que os serviços realizados pela Emurb sejam eficazes. Por isso é tão importante contar com a colaboração das pessoas e fazer um trabalho conjunto”, frisou a presidente da Emurb.

Defesa Civil dá assistência

Durante os dias de chuva, a Defesa Civil de Aracaju tem atuado nos pontos mais críticos dando assistência a órgão como a Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas) e Secretaria de Saúde (SMS), além da Emurb.

“Desde o primeiro dia nós designamos equipes em todos os bairros mais atingidos e verificamos a situação para, em conjunto com os órgãos envolvidos, ajudar a população a solucionar os dilemas. É uma verdadeira força-tarefa que a PMA vem realizando”, concluiu o coronel Reginaldo Moura, coordenador da Defesa Civil da capital.

joedson: