body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Aracaju recebe Festival Internacional de Cinema Infantil

Aracaju recebe o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) durante dez dias do mês de outubro. De 9 a 18, o público sergipano terá muito cinema, animação, brincadeira e aprendizado para as crianças que poderão acompanhar lançamentos nacionais e filmes consagrados, além de sessões diferenciadas com debates e interação com o público.

“Estamos trazendo o FICI pela 12ª vez à nossa capital. O que comprova o interesse do público local pelo melhor do cinema infantil. Temos certeza que será um sucesso por alguns fatores como preço de meia-entrada para todos, filmes exclusivos e debates enriquecedores”, destaca a produtora local do Festival, Deyse Rocha.

Como tradicionalmente acontece, o Fici traz sessões que contam com debates após as exibições com profissionais das respectivas áreas. São elas: Pequeno Jornalista, Pequeno Cientista e Novos Jovens. Além dessas, há também a Dublagem ao Vivo, a Sessão Contada e o Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

O Festival tem início no dia 9, porém, a festa de abertura oficial ocorrerá no dia 10 a partir das 9h com a exibição de oito filmes simultâneos e muita animação através de palhaços e oficinas. A abertura ainda conta com um diferencial em 2015. “Normalmente não eram vendidos ingressos para a festa inicial, apenas convidados participavam. Entretanto, neste ano, a produção nacional resolveu abrir para o público em geral e assim possibilitar um acesso a todos na grande festa de abertura, sendo um preço diferencial também”, diz Deyse.

No primeiro final de semana, o que também ganha destaque são duas sessões especiais: dublagem ao vivo e sessão contada. Serão cinco filmes com essas duas formas de abordagem. “Teremos dubladores de renome nacional para as duas sessões de dublagem: Marcelo Garcia e Maíra Góes . Na sessão contada, um dos nomes mais conceituados da arte cênica em Sergipe, Kassem, ficará com a responsabilidade de prender a atenção da criançada”, explica a produtora.

A Tela na Sala de Aula

Outro projeto de destaque do Fici 2015 é ‘A Tela na Sala de Aula”, que acontece entre os dias 13 e 15 de outubro. Essas sessões possibilitam a ida de milhares de crianças da rede pública de ensino gratuitamente às salas de cinema. “Nestas sessões cumprimos um importante papel social, dando acesso ao mundo cinematográfico a crianças que muitas vezes não tinham nem entrado numa sala de cinema”, afirma Deyse.

Fici 2015

Com patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Petrobras, Oi, BNDES, Outback e RioFilme, e com exclusividade na  Rede Cinemark, em seis cidades brasileiras. A realização é da Copacabana Filmes e Esmeralda Produções. Em Aracaju, a produção é da AVBR Produções e conta com o apoio local da Casa Curta-SE,  Superlux, TV e FM Sergipe, KJM e Shopping Jardins.

Universo Político: