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Ana Lúcia defende escola inclusiva e com gestão democrática

Por assessoria

Uma escola inclusiva, participativa e com gestão democrática. Esta é a pauta prioritária que deve fazer da educação tema central do projeto educacional da Coligação Aracaju de Todos Nós, que tem como candidato a prefeito, Márcio Macêdo (PT), e, como vice, a professora Ana Lúcia (PT).

Para Ana Lúcia, é preciso pensar a educação a partir dos princípios e concepção democrática que fundamentam um Programa de Governo Popular, marca da primeira gestão petista quando ela esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação, no biênio 2001 a 2003. “Temos o exemplo do Projeto Escola Aberta implementado e integrado ao Programa de Governo Popular na primeira gestão municipal de Educação do PT, em Aracaju. Esse projeto vem sendo construído historicamente, através das experiências significativas acumuladas pelo magistério público e outros segmentos sociais dentro do processo de luta por uma escola pública que atenda as demandas educacionais da população” ressalta.

O Projeto Escola Aberta foi alicerçado em três eixos: democratização do acesso e permanência; democratização da gestão; e qualidade social da educação ou democratização do conhecimento, o que, na prática, representa maior participação das comunidades nos debates e fortalecimento da escola pública. “Precisamos voltar a fortalecer a escola como um espaço privilegiado para construção e reconstrução do conhecimento, para ressignificação da cultura, lugar dos grandes debates críticos, do diálogo, criação e humanização”, aponta.

De acordo com a professora Ana Lúcia, os princípios do Projeto Escola Aberta incluem a inserção das classes populares no processo de produção cultural, econômica e política da sociedade; equidade e transparência no trato com os bens públicos, participação efetiva de todos os segmentos da sociedade na construção de uma escola emancipatória com respeito à pluralidade e defesa de direitos e valorização dos profissionais de educação.

Ana Lúcia destaca, ainda, que as mudanças na concepção pedagógica passam, necessariamente, pela valorização dos professores. Ela também reforça a importância do aumento de vagas, acesso ao conhecimento, melhorias estruturais nas unidades de ensino e qualidade social. “Durante o período em que estivemos à frente da educação municipal, foi registrado um aumento de 35% no número de matrículas na educação infantil, resultado de forte campanha de matrículas na cidade, sobretudo, nos bairros mais afastados da cidade”, pontua.

Modificado em 05/10/2020 07:47

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