body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Amintas x Porto: Aribé diz que Comissão de Ética não é a salvadora da pátria

“Mesa Diretora tem respaldo regimental para punir os parlamentares”, observa

Por Luiz Sérgio Teles

O vereador Lucas Aribé (PSB) informou aos demais parlamentares da Câmara de Aracaju que, ainda nesta terça-feira, dia 23, a Comissão de Ética da Casa, formada por ele e pelos vereadores Carlito Alves (PRB) e Manoel Marcos (PSDB) se reunirá com o objetivo de definir o presidente e o relator o episódio envolvendo os parlamentares Cabo Amintas (PTB) e Vinícius Porto (DEM), na semana passada.

Porém, Lucas salientou que a comissão não é a salvadora da pátria e que a Mesa Diretora da Câmara tem respaldo regimental para punir os parlamentares que exagerem na fala durante a sessão plenária. “Nós atuamos quando somos provocados. Se algum vereador quiser abrir algum procedimento contra algum colega ou solicitar que a comissão se pronuncie com relação a alguns fatos que estejam acontecendo na Casa, tudo bem”, explicou.

Para o vereador, não adianta querer ditar a atuação da comissão já prevendo o resultado de apuração de qualquer coisa, até porque ainda não existe nenhum tipo de requerimento com relação à discussão que ocorreu na última semana.

“Essa questão comportamental, a gente já viu alguns casos mais graves do que esse e não se tornou nenhum tipo de providência. Na última sessão do ano passado, houve uma manobra extraordinária na Casa, de forma inédita, e nada foi feito. Não adianta ficar com tendências já dizendo quem vai ou não ser punido. Não existe qualquer tipo de decisão. Não adianta ficar nesse jogo de empurra para a sociedade”, disse.

Modificado em 23/04/2019 15:36

Universo Político: