body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Alessandro investe em projeto que reforça segurança pública de Itabaiana

O senador Alessandro Vieira (PSDB) participou do evento de assinatura do convênio para implantação de projeto de cercamento e monitoramento inteligente para reforçar as ações de segurança pública na cidade de Itabaiana.

A solenidade de lançamento do sistema ocorreu nesta sexta-feira (08), no Hotel Real Classic, e reuniu o prefeito do município, Adailton Resende Sousa, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, o ex-deputado federal, José Carlos Machado, dentre outras personalidades políticas e representantes dos comerciantes e empresários de Itabaiana.

Para a implantação do sistema em Itabaiana, composto por barreiras virtuais formadas por equipamentos que usam inteligência artificial para monitorar grandes áreas urbanas 24h/dia, o senador Alessandro Vieira destinou 1 milhão de reais, em emendas especiais. “Itabaiana é um município central e de conexões no nosso Estado reconhecida pelo alto fluxo de carros e caminhões. Construir uma “muralha” de videomonitoramento nos pontos de entrada e saída da cidade com certeza irá contribuir para a melhoria da segurança no município de Itabaiana reverberando para toda a região agreste”, destacou Alessandro Vieira.

“Itabaiana é grande e está sendo pioneira nesse projeto. Agradeço a parceria do senador Alessandro Vieira, que confiou em nossa gestão e possibilitou essa realização. Em breve veremos os resultados dessa iniciativa, e esperamos que seja replicada em outros municípios sergipanos”, ressaltou o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa.

Reforço na segurança pública

A tecnologia de cercamento eletrônico envolve a instalação de câmeras de vídeo monitoramento e de reconhecimento de placas de veículos, que são monitoradas por um software que usa inteligência artificial. O sistema faz o controle de entrada e saída de veículos do município. Havendo delitos, o software consegue localizar.

“Cidades que têm esse tipo de sistema instalado reduzem índices de criminalidade em até 80%, porque o crime geralmente anda sobre rodas”, disse Tiago Faierstein, gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI.

O investimento nesta tecnologia reduz custos com segurança pública e reforça as atividades de policiamento, ao aumentar o índice de assertividade das operações, prevenir e reduzir os níveis de criminalidade.
O convênio entre a prefeitura de Itabaiana e a ABDI envolve recursos do município no valor de R$ 1,3 milhão. A Agência implantará o sistema o serviço no período de três meses.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 11/04/2022 20:34

Universo Político: