body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Adailton afirma que pré-candidatura em Itabaiana é desejo popular

“As pessoas chegavam para Valmir e falavam: ‘Adailton poderia ser o seu sucessor'”, diz

Por Joedson Telles

Pré-candidato a prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, atualmente chefe de gabinete do prefeito Valmir de Francisquinho (PR), diz, nesta entrevista que concedeu ao Universo, o que Itabaiana poderia esperar de uma possível gestão sua, revela quais seriam as suas prioridades, fala da importância da gestão de Valmir para o êxito do grupo e afirma que a ideia de tentar suceder o prefeito nasceu de um desejo popular. “Foram as pessoas chegavam para Valmir e falavam: ‘Adailton poderia ser o seu sucessor’. E isso continua assim até hoje. Tem sido algo natural e, acredito eu, fruto do trabalho e da dedicação que tenho tido à Itabaiana e à gestão de Valmir de Francisquinho”, afirma.

O que Itabaiana poderia esperar de uma possível gestão sua à frente da Prefeitura?

Antes de mais nada, é bom ter o pé 100% no chão. Quem me conhece sabe que eu sou assim, assim como sabe da minha dedicação e empenho em tudo o que faço. Por isso, vamos avaliar da seguinte forma: primeiro estamos com nosso nome disponível para a pré-candidatura. Depois, vencida essa etapa, se meu nome for o definido pelo nosso agrupamento, aí vamos para mais uma etapa, que é a eleição. E, aí sim, com a população me concedendo a honra de administrar a cidade que tanto amo, posso dizer que todos podem esperar a continuidade do crescimento e do desenvolvimento que o nosso município vem tendo durante a gestão do prefeito Valmir de Francisquinho. Não abro mão de garantir que Itabaiana sega em frente, no caminho certo, com mais desenvolvimento e oportunidades para todos, com muita seriedade e trabalho.

Quais seriam as prioridades de um governo seu?

Nesse caso, a prioridade é manter a gestão municipal economicamente controlada e viável, para cumprirmos com nossas obrigações, pagarmos em dia os salários dos servidores e continuar realizando as obras para dar mais qualidade de vida ao nosso povo. Mas é possível traçar alguns eixos administrativos que, caso essa seja a vontade do nosso agrupamento e do nosso povo, vejo como possíveis e executáveis, sem serem projetos mirabolantes, que não saem do papel e ficam apenas no campo do discurso bonito. Esse não é meu estilo. Gosto de falar sobre o que sei que é possível realizar. Por exemplo: podemos investir mais no turismo, que recebeu, pela primeira vez de forma séria e sustentável, apoio da prefeitura na gestão de Valmir, com a profissionalização da Feira do Caminhão como opção de turismo de negócios, com a grandeza da feira e seus resultados econômicos, bem como a festa em si, atraindo centenas de milhares de visitantes à cidade. Mas Itabaiana tem pontos turísticos como Parque Nacional da Serra de Itabaiana, Parque dos Falcões, Porções da Ribeira e a nossa tradicional feira livre, que podemos explorar mais para Sergipe, o Brasil e o mundo. Precisamos e devemos investir mais na nossa cultura, nos diversos grupos folclóricos que devem ser mais apoiados, nos jovens artistas, que puderam contar com a gestão de Valmir, que sempre priorizou artistas itabaianenses e que seguirão apoiados, sem dúvida. E vale destacar ainda que Itabaiana tem o maior evento cultural de Sergipe, a Bienal do Livro, que continuaremos apoiando intensamente. Mas eu queria abrir em parêntese nessa resposta: vejo como a coisa mais importante, como a maior prioridade, a manutenção da liberdade do povo de poder escolher quem deve administrar o nosso município. Porque, diferentemente de como as coisas são feitas em nosso agrupamento, sob o comando de Valmir de Francisquinho, ainda vemos candidaturas impostas pelos seus “líderes” e o povo tem que aceitar na “tora”. Isso não cabe mais. Por isso que digo que a nossa prioridade, não só minha, mas de todos os que fazem o agrupamento de Valmir, é garantir liberdade, sem imposições, sem humilhações, sem pressão. Porque o povo de Itabaiana é trabalhador, é criativo e tem grande capacidade. Cabe a quem está no comando, garantir um ambiente favorável para que nossa gente possa produzir e, com isso, ser feliz, ser livre, mantendo a essência itabaianense de fazer sempre mais e melhor, seja em qual for a atividade.

Como foi a conversa com o prefeito Valmir sobre a sua pré-candidatura?

Sinceramente, não tivemos uma conversa sobre pré-candidatura. Toda essa movimentação em torno de uma pré-candidatura nossa à Prefeitura de Itabaiana surgiu da vontade popular. Foram as pessoas chegavam para Valmir e falavam “Adailton poderia ser o seu sucessor”. E isso continua assim até hoje. Tem sido algo natural e, acredito eu, fruto do trabalho e da dedicação que tenho tido à Itabaiana e à gestão de Valmir de Francisquinho.

Qual a importância do trabalho realizado pela atual gestão para o êxito do seu projeto, já que o senhor faz parte de uma administração aprovada pela população segundo pesquisas?

Para ser aprovada, a gestão tem que mostrar a que veio, trabalhando muito e realizando o que a população aguarda. Mas, para isso, é preciso ter uma situação financeira condizente com o tamanho e o potencial do município. Por isso que me sinto muito honrado em dizer que minha participação na gestão do prefeito Valmir de Francisquinho foi diretamente na organização administrativa e financeira. Nós pegamos o município num caos total em 2013. Para se ter uma ideia, as finanças do município estavam sob intervenção judicial no Cauc. Professores prestaram Boletim de Ocorrência na Polícia por falta de pagamento de salários na gestão anterior a de Valmir. Foram quase R$ 40 milhões em débitos, numa desorganização que era prova da incompetência geral que se estabeleceu na prefeitura à época. Hoje, para além das centenas de obras, dos salários em dia, do respeito ao servidor que resulta no aquecimento da economia, do apoio ao comércio, as empresas, através de uma prefeitura que simplifica e desburocratiza para incentivar a geração de emprego e renda, fico só em um exemplo para mostrar o quando Itabaiana mudou para melhor e, modestamente, com nossa ajuda e nosso trabalho: hoje nosso município é referência em gestão pública e isso pode ser comprovado através de consulta a Secretaria do Tesouro Nacional. Nela, é possível conferir que Itabaiana poderia contrair um empréstimo de até R$ 50 milhões. Só tem acesso a esse tipo de empréstimo quem tem crédito. E isso, graças a Deus e ao trabalho de Valmir de Francisquinho e toda sua equipe, Itabaiana tem de sobra.

O grupo está coeso neste projeto?

O grupo forte do prefeito Valmir de Francisquinho sempre esteve coeso para escolher o seu sucessor. Temos grandes nomes e o que for escolhido, pode ter certeza, estaremos marchando unidos para darmos continuidade ao trabalho, ao crescimento e ao desenvolvimento de Itabaiana. O mais importante nesse momento é que o grupo de Valmir trabalha firme para garantir a eleição de um nome aliado do prefeito que é, reconhecidamente, o maior da história da nossa cidade. A responsabilidade é muito grande, pois não podemos ver tantas conquistas e avanços se perderem. Todos do agrupamento de Valmir têm consciência disso. E, na hora certa, como anunciado pelo próprio prefeito, no dia 22 de março, o martelo será batido, o nome escolhido e a pré-candidatura vai às ruas, com todo o grupo ao seu redor, dando apoio total e indo em busca de mais uma vitória.

Modificado em 29/01/2020 06:19

Universo Político: