body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Acese: 2021 foi de saldo positivo para o comércio na geração de empregos

ozedfCO

2021 vai se encerrando e, ao avaliar o ano, o saldo é de positivo para o comércio. A análise é de Marco Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), tendo como base o número de geração de vagas de trabalho.

Sergipe deverá fechar o ano com saldo positivo de 15 mil empregos criados em 2021. Destes, o comércio foi responsável por 1/3 do total. Segundo o Caged, no mês de novembro, o setor foi o carro chefe em números de novas contratações, com 2.650 admissões contra 1.471 desligamentos.

Para Marco Pinheiro, os números demonstram a recuperação do comércio ao final do segundo ano de pandemia. “Várias empresas sofreram desde o início de 2020 e demissões tiveram que ocorrer. A criação de vagas de trabalho mostram que o setor comercial voltou a se desenvolver”, assegura.

Agora, a expectativa é de que 2022 consolide ainda mais esse momento de recuperação para o comércio. Contudo, Pinheiro defende políticas para auxiliar todo o setor produtivo a retornar os números antes da pandemia. “O foco tem que estar na geração de empregos”, afirma.

“As prefeituras precisam implantar um fundo de aval, algo muito importante. E o Governo do Estado deveria ter uma política clara, alinhada com o setor produtivo para criar benefícios, principalmente a criação de um programa seguindo os moldes do PSDI para o micro e pequeno empreendedor”, solicita.

“É preciso continuar apoiando as empresas, principalmente o micro e pequeno empreendedor, pois eles são os responsáveis pela maior parte dos empregos gerados. Certamente, em breve, vamos retomar de vez os bons números gerando emprego e renda”, finaliza Pinheiro.

Modificado em 29/12/2021 17:54

Universo Político: