body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

A cooptação de jovens por traficantes na Grande Aracaju

Por Samuel Barreto 

A cada dia o crime organizado por quadrilha de traficantes aumenta seu poder de fogo na Grande Aracaju. Tenho acompanhado este fato, há alguns anos, e observo que o alvo de cooptação são adolescentes e jovens, alguns saindo da puberdade.

Até agora a política de segurança (ou a falta dela) tem se mostrado ineficiente. A razão disto: ações paliativas com foco na repressão sem envolver outras áreas da gestão pública,só Polícia não resolve.

Faço uma sugestão aos candidatos a prefeito: é preciso criar um plano de inclusão social, cultural, esportivo, econômico da juventude e tratamento daqueles que já estão dependentes das drogas.

Esse plano contemplaria a construção e manutenção de espaços de lazer, esportes,tratamento em comunidades terapêuticas e clínicas especializadas e cultura nas comunidades, com bons profissionais, e o pagamento de uma bolsa para custeios pessoais dos jovens (grande parte da garotoda se torna “avião” para ganhar um trocado e comprar uma roupa, um tênis, um lanche, etc).

Concomitante a isto, é preciso criar uma linha de financiamento subsidiado ao comércio local que projetar se expandir e empregar jovens da comunidade.

Profissionais da área social acompanhariam as famílias desses jovens, apresentando alternativas que os tirassem da situação de vulnerabilidade,usando a secretaria de inclusão social e seus programas.

E por aí vai. Têm muito mais ações. Dinheiro gasto só com repressão unicamente é dinheiro sem retorno. É preciso manter o combate ao crime, mas é necessário ter política estruturante para resolver o problema.

Samuel Barreto é deputado estadual 

Modificado em 13/08/2020 17:53

Universo Político: