body { -webkit-touch-callout: none; -webkit-user-select: none; -khtml-user-select: none; -moz-user-select: none; -ms-user-select: none; user-select: none; }

Mais de 114 toneladas de sementes de milho são entregues no Alto Sertão

Cerca de 11.400 produtores familiares do Alto Sertão recebem semente de milho do Governo do Estado este ano. Nesta terça-feira, dia 15, a entrega foi realizada pelo governador Belivaldo Chagas nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé de São Francisco. Além das sementes, o governador entregou da autorização de uso de terra a agricultores da Colônia Agrícola Herbert de Sousa, em Poço Redondo.

“É uma ação muito importante porque no período em que a gente vive, com seca e estiagem, a gente recebe sementes do governo para que possamos plantar no momento certo. No período em que a chuva cai, temos as nossas sementes já garantidas e isso é muito importante para todos os agricultores”, disse José Antônio Ferreira.

A entrega de sementes que teve início nesta segunda-feira (14), em Carira, abrange todo o estado. Ao todo, serão distribuídas 247 toneladas de sementes certificadas de milho das variedades catingueiro e BR 106 e 90 toneladas de sementes de milho na variedade crioula, que se destinam ao plantio da safra 2018.Um investimento de R$ 1.383.200,00, recursos estaduais do Funcep – Fundo Estadual de Erradicação e Combate à Pobreza.

“Nós começamos a distribuição ontem, no município de Carira. Hoje, estamos dando continuidade nos municípios de Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé do São Francisco. São cerca de 300 toneladas de sementes que estamos distribuindo, sementes de qualidade. Esta é uma ação importante, que conta com a parceria dos municípios, sindicatos e associações, os quais cuidam diretamente dos interesses dos pequenos produtores rurais. O agricultor fica na expectativa da chuva. Preparou a terra, choveu e, de imediato, ele lança a semente. Portanto, a expectativa é que tenhamos novamente uma safra recorde. Quero destacar que a semente não vai ser entregue só na presença do governador. Autorizei a Emdagro a já entregar em alguns municípios para que o plantio aconteça no tempo certo. Nosso trabalho é fortalecer a agricultura”, ressaltou o governador Belivaldo Chagas.

Glória

Os produtores do Alto Sertão receberão 114 toneladas de sementes BR 106 e Catingueiros (convencionais), que beneficiarão 11.400 produtores da agricultura familiar. A primeira parada para a entrega foi em Glória, onde foram distribuídas 18 toneladas de sementes de milho convencional para 1.800 famílias. As sementes crioulas, agroecológicas logo começarão a ser distribuídas.

“Estamos celebrando uma demanda histórica para homens e mulheres do campo. Ter acesso às sementes na hora certa é fundamental para quem vive da agricultura, principalmente para aquele pequeno produtor que vive e espera uma boa colheita de cerqueiro, que é a colheita que não tem irrigação e tem que estar preparado com a semente na mão”, declarou a secretária de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Rose Rodrigues.

Já o prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio, parabenizou o governo do Estado pela doação das sementes, que irão ajudar na economia da região e no desenvolvimento da agricultura familiar. “Estamos consolidando uma política pública voltada para o pequeno produtor e para a agricultura familiar, uma política que distribui a semente no momento exato para o cultivo. Só nos resta agradecer ao governo do Estado pelo respeito que tem tido com a agricultura familiar e com o pequeno agricultor”.

Monte Alegre

Logo após a entrega em Glória, o governador seguiu para a cidade de Monte Alegre, onde foram distribuídas 15 toneladas, beneficiando 1.500 famílias.
Erisvaldo Santos, pequeno produtor do município, acredita que esse auxílio do governo faz toda a diferença na produção. “Estou muito feliz. Nós estamos chegando ao inverno e o governador chegou a tempo. Chegou tudo na hora certa: as sementes e a chuva, que começou hoje, uma benção. Esta semana, a gente começa a plantar e, daqui a seis meses, estaremos colhendo”, relatou o agricultor.

A prefeita de Monte Alegre, Nena de Luciano, concorda com o produtor. “Essas sementes são importantes para o nosso povo, que é carente e precisa muito. Bom que veio antes da chuva. E a expectativa, esse ano, é de boa colheita. A cultura do milho é importante para o município”, disse.

Ainda em Monte Alegre, atendendo pedido dos estudantes do Centro de Excelência 28 de Janeiro, o governador visitou a unidade escolar e ouviu as reivindicações dos alunos e professores. Belivaldo falou que algumas das melhorias solicitadas já estão em andamento, como é o caso do projeto da quadra de esportes.

“Não sou do estilo de prometer e não fazer, por isso converso com vocês claramente. O projeto da quadra está em processo de licitação. Quando tomei conhecimento dessa manifestação de vocês, fiz questão de pedir que o superintendente executivo da Seed, professor Everton, viesse aqui para saber o que estava acontecendo. Vou deixa-lo encarregado de agilizar a reforma da quadra e as demais necessidade prioritária do colégio. Assumo o compromisso de verificar ponto a ponto o que está faltando, esses itens que vocês listaram aqui”, afirmou, garantindo que retornará para verificar o andamento das melhorias. “Essa não vai ser a única visita. Irei retornar assim que os alunos e grêmios conhecerem o projeto por meio de Everton e a Seed estabelecer um calendário com prazos aos estudantes”.
.
Segundo Everton Siqueira, já na próxima segunda-feira (21), a Seed apresentará o projeto de melhorias e os prazos determinados pelo governador aos estudantes.
O governador informou, ainda, que já autorizou a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de pessoal que atuará nos serviços básicos nas escolas, dando suporte nessa área.

Poço Redondo

A parada seguinte foi a cidade de Poço Redondo, onde foram distribuídas 26 toneladas de sementes, beneficiando 2.600 famílias. Uma grande ajuda para os agricultores do município, que comemoram a entrega das sementes.

“Pra nós, é uma honra! Não tem coisa melhor do que essa entrega e essas palavras ditas pelo governador. Ele está certo quando diz que a gente só pode falar o que pode fazer. Não se deve prometer e depois não cumprir. Mas ele cumpre e faz”, revelou Zefa da Guia, parteira da comunidade quilombola da Serra da Guia, em Poço Redondo.
Além da distribuição das sementes de milho, também houve a entrega de 80 autorizações de uso de terra para agricultores familiares da Colônia Agrícola Herbert de Souza. A ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, garante às famílias o acesso ao crédito rural e a outros benefícios do governo Federal.
A Colônia Herbert de Souza possui uma área total de 5.400 hectares e integra as primeiras colônias que foram implantadas ainda no governo Marcelo Déda, resultando do convênio firmado entre o Incra e o governo do Estado que permitiu a compra de fazendas para reforma agrária. Ainda na Colônia Herbert de Souza, 160 outras famílias estão em processo de homologação de suas terras para a certificação de sua situação e concessão de autorizações.

Carros-pipa

Em Poço Redondo, Belivaldo falou sobre o sorteio, realizado hoje, de 15 pipeiros, entre os credenciados no último edital lançado pela Defesa Civil/Seidh, para integrar a equipe da Operação Carro-Pipa do governo de Sergipe. O sorteio aconteceu na sede da Secretaria da Agricultura do município, contemplando sete pipeiros em Poço Redondo, seis em Porto da Folha e dois em Gararu.

“Estamos no sertão e temos uma preocupação no que diz respeito aos carros-pipa. Eu não vou colocar carro-pipa se não tiver condições de pagar o pipeiro. E tendo condição, a gente coloca. Já autorizamos mais 15 carros-pipas para o Sertão. Poço Redondo vai ter, até o final do mês, mais sete carros-pipa. Quero ver o cidadão entregando a água e recebendo no outro dia”, disse, acrescentando que em conversa com o presidente da Cohidro, ficou acertado a busca de recursos para implantação de barragem em Pato Branco.

Canindé de São Francisco

Finalizando o dia de entregas, o governador seguiu para Canindé de São Francisco, para a distribuição de 12 toneladas de sementes, beneficiando 1.200 famílias de agricultores.

Mecanização

O governador explicou que, este ano, o governo não disponibilizou a mecanização agrícola para poder reorganizar a oferta, de forma que os agricultores recebam o benefício e os prestadores do serviço sejam remunerados adequadamente. “É importante parar por um momento para reorganizar as coisas. A solução que vamos apresentar na Alese é algo que ficará garantido daqui para frente. Um cartão magnético que garantirá ao produtor a hora de trator, assim como acontece com o Mão Amiga. Encaminharemos esse projeto e creio que, a partir do próximo ano, será desta forma, bem mais organizado”, anunciou.

Enviado pela assessoria 

Modificado em 15/05/2018 16:47

Universo Político: