Por Maria Rita Gramigna
Existem caminhos que levam à realização sonhos. Muitas vezes, eles estão pouco visíveis e temos dificuldades em encontrá-los.
O Coaching é a nova disciplina queajuda as pessoas a identificar as trilhas que levam à realização pessoal e/ou profissional.
O processo inicia quando o coachee define uma situação futura desejada. Partindo do momento atual, o espaço entre a realidade e o sonho pode ser preenchido pelas ações definidas no processo de Coaching.
O Coaching prepara as pessoas a alcançaro seu melhor desempenho pessoal e profissional. Orienta na identificação de metas e objetivos de sucesso, na revisão de valores e crenças, na identificação de talentos em potencial, na missão pessoal e na visão de futuro.
O Coaching envolve as pessoas no processo de autodesenvolvimento, provocando motivação, comprometimento, competências e prática de ações em direção às metas traçadas..
Nas organizações, estimular cada pessoa neste contexto é papel do líder coach.
O que é ser um líder coach?
Usando a metáfora da árvore, o líder coach poderá se orientar por três conjuntos de indicadores de competências:
INDICADORES DE COMPETÊNCIAS
COPA: representa as habilidades adquiridas e disponíveis para atuar como coach.
TRONCO: representa os diversos conhecimentos e informações acumuladas ao longo da formação profissional.
RAIZ: representa o conjunto de atitudes e comportamentos que o coachmobiliza quando coloca em prática o Coaching..
HABILIDADES: as ações de entrega do coach
Cria clima de sinergia, respeito e comprometimento entre as partes.
Auxilia ocoachee a identificar necessidades.
Utilizaferramentasespecíficas do coaching para estimularo coachee na efetiva mudança e melhoria de resultados.
Usa o feedback como estímulo e reconhecimento ao coachee, pelos passos alcançados e a alcançar.
Consegue, através do coaching, a atenção e o respeito do coachee.
Acompanha e participa do andamento do processo, colocando-se disponível.
Avalia e, se necessário, ajuda a reorientar as metas do coachee.
CONHECIMENTOS: o que o líder coach precisa saber.
Das técnicas e ferramentas de Coaching.
Das competências essenciais do líder coach
Das funções e papéis da liderança coach: apoiar, acompanhar, orientar, delegar, treinar e etc.
Dos estilos de liderança assertivos (positivos, que levam a resultados satisfatórios ou além do esperado) e não assertivos (que impedem o alcance de resultados).
Do próprio trabalho (competências técnicas).
Das principais funções do papel de liderança.
Das metas, diretrizes, estratégias e valores da empresa.
Das próprias emoções.
ATITUDES: como o líder coach age em seu cotidiano.
Demonstra interesse pelo coachee.
Respeita o ritmo do coachee.
Demonstra valores construtivos, tais como: confiança, respeito, ética, honestidade, justiça, lealdade.
Demonstra satisfação com os resultados alcançados pelo coachee.
Celebra e passa energia positiva para o coacheepelo seu desenvolvimento.
Valoriza resultados e metas.
Na era das competências, o líder que atua como coach faz a diferença!
Significado dostermos usados neste texto
- COACHING: processo que ajuda uma pessoa a sair de uma situação A para uma situação B (futuro desejado).
- COACH: Profissional que conduz o processo de Coaching.
- COACHEE: pessoa que se submete ao processo de Coaching.
- COMPETÊNCIA: conjunto de habilidades, conhecimentos, atitudes e valores que compõem o perfil de uma pessoa, o que a faz diferenciar de outras em determinadas situações e contextos.
*Maria Rita Gramigna, diretora do Instituto de Gestão de Pessoas (IGP)
Representante do IGP/MRG em Sergipe:
Taissa Amorim – Diretora do IMP
Contato: (79) 8819-6158 / e-mail: [email protected]