A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) promove no período de 15 a 21 de Dezembro, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, o Campeonato Sul-Americano de Futsal Sub20 Masculino.
O certame contará com a participação de 10 países: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Chile e Peru.
O jogo de estréia será às 16h entre a Bolívia e Peru, seguido por Colômbia e Chile às 17h30. A Argentina vai enfrentar o Paraguai às 19h e Brasil joga com o Equador às 20h30.
No dia 16, o Chile enfrenta a Bolívia às 16h e o Equador e Paraguai jogam às 17h30. Peru e Venezuela se enfrentam às 19h e Brasil e Uruguai às 20h30.
A Venezuela e Bolívia jogam no dia 17, às 16h, e Colômbia e Peru às 17h30. O Uruguai pega a Argentina às 19h e Brasil duela com o Paraguai às 20h30.
A Colômbia enfrenta a Venezuela no dia 18, às 16h e às 17h30 Argentina e Equador. O Peru e Chile jogam às 19h e o Uruguai e Paraguai às 20h30.
Na sexta-feira, 19, será a vez da Venezuela e Chile; Uruguai e Equador; Colômbia e Bolívia e, às 20h30, o Brasil entra na rivalidade com a Argentina num jogo que promete muitas emoções.
A Seleção Brasileira terá como reforço os goleiros Willian (Krona), Thomaz (Tambasa/Minas) e Luiz Gustavo (Corinthians Paulista); fixos: Matheus(Krona), Douglas (Corinthians Paulista) e William (Tambasa/Minas); alas: Luiz Henrique (Brasil Kirin), Felipe (Jaraguá), Sergio (Krona), Leandro (Corinthians Paulista) e Arthur (Corinthians Paulista); pivôs: Lucas (Tambasa/Minas), Raul (Jaraguá Futsal) e Gabriel (Corinthians Paulista).
Na comissão técnica Reinaldo Simões (Supervisor); André Siqueira (Coordenador da Base); Xande Melo (Treinador); Sérgio Schiochet (Auxiliar Técnico); Fabiano Silva (Preparador Físico); Francisco Morgado (Fisiologista); Frede Antunes (Treinador de Goleiros); Mauro Fuziki (Médico) e José Airton (Massoterapeuta).
Enviado pela assessoria
“O portador de deficiência mental não deixa de ser capaz, não deixa de poder, ele só precisa acreditar que pode e procurar os meios para fazer isso”, disse Marco Aurélio, autor do livro ‘Libertação da Saúde Mental’ e portador de esquizofrenia. Após tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Marco escreveu este livro com a intenção de compartilhar as experiências de seu tratamento com a sociedade. O lançamento será nesta quinta-feira, 20, na Biblioteca Clodomir Silva localizada na Rua Santa Catarina, 314, Bairro Siqueira Campos.
“A idéia da escrita desse livro é para mostrar para a sociedade comum a importância e o valor do Centro de Atendimento Psicossocial para as pessoas que fazem o uso do mesmo como forma de tratamento. Durante o período manicomial, tínhamos uma vida que praticamente não existia, porque nós não tínhamos expressão, nós não tínhamos como nos manifestarmos diante das nossas dificuldades, diante dos maus tratos. O pior CAPS é melhor que qualquer manicômio e eu quero mostrar a importância desse serviço contando a história de um personagem que está neste livro”, explica o autor.
O livro contará a história de uma criança de sete anos chamada Joana, que presencia o assassinato do pai e suicídio da mãe e acaba desenvolvendo a esquizofrenia por conta disso. Depois de 14 anos trancada num quarto nos fundos de uma usina de cana-de-açúcar, ela é levada ao manicômio, onde recebe maus tratos. Então, um médico decide criar uma ONG para dar um tratamento mais humanizado aos pacientes.
Para Marco, a realidade vivida dentro do manicômio ainda é muito escondida e, ao escrever o livro, o autor espera mostrar essa realidade e desestigmatizar a pessoa portadora de transtorno mental. “O que me inspirou foi mostrar a capacidade que toda pessoa que faz tratamento no CAPS tem e a importância de ela não se estagnar, de não achar que, por estar lá, não pode fazer mais nada”, afirma.
As experiências contadas no livro fazem referência direta ao que Marco passou durante o período em que ficou internado em clínicas, antes de entrar no CAPS. “Eu não aceitava o tratamento e o diagnóstico de esquizofrenia, é muito difícil, eu tinha uma vida social normal e ela foi partida ao meio. O cordão umbilical se desprende de você e você fica totalmente desprovido de qualquer possibilidade e perspectiva. Eu cheguei a ser internado em clínicas e passei por muitos maus tratos lá e, dentro do CAPS, eu pude perceber o diferencial de atendimento à pessoa portadora de transtorno”, concluiu.
Enviado pela assessoria
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) ajuizou 12 ações civis públicas com o objetivo de regularizar a ocupação da faixa de praia em Aracaju. São réus os proprietários de 49 bares localizados na Rodovia José Sarney e 16 bares da Orlinha da Atalaia, o Município de Aracaju, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e a União.
De acordo com as ações, os documentos técnicos e perícias do MPF, Adema e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizados desde 2010, comprovam que o funcionamento desses bares e restaurantes na Rodovia José Sarney e na Orlinha da Atalaia, também conhecida como Orlinha da Coroa do Meio, é irregular.
Os bares estão instalados em área de proteção permanente, composta de dunas e vegetação de restinga. Os empreendimentos também não respeitam a faixa de domínio rodoviário, de pelo menos 20 metros a partir da pista da rodovia onde não pode haver construções, de acordo com a legislação municipal.
Além disso, não há esgotamento sanitário na área, sendo a fossa o principal recurso utilizado para recolher o esgoto produzido pelos bares e restaurantes, com risco iminente de contaminação e poluição do lençol freático e do mar.
Às irregularidades ambientais, somam-se problemas de ocupação do solo. “Em diversos trechos o acesso à praia é prejudicado tanto pelo adensamento de barracas como pela presença de cercas ao redor de alguns estabelecimentos. Ademais há uma obstaculização da visão do mar e da praia para quem transita na região. Outras barracas ocupam áreas extensas, diminuindo a área de lazer livre na praia, o que afeta os interesses da coletividade”, citam os documentos.
Os procuradores da República responsáveis pelas ações destacam que, em relação aos empreendimentos da rodovia José Sarney, ao longo de quatro anos, o MPF e a Advocacia Geral da União mobilizaram os donos dos bares e restaurantes, a prefeitura de Aracaju, a Secretaria do Patrimônio da União e os órgãos ambientais pela regularização desses empreendimentos.
Mas os resultados foram insuficientes, por conta da omissão dos donos dos bares e restaurantes, que não se mobilizaram pela regularização de seus empreendimentos. Os órgãos públicos responsáveis pela regularização da área também foram omissos, pois “mesmo reconhecendo a grave situação em que se encontra a orla da rodovia José Sarney, flexibilizam demais as exigências sanitárias e ambientais”.
O MPF destaca ainda que as ações ajuizadas fazem parte de um projeto nacional que visa a reurbanização e a readequação ambiental da zona costeira no País, com ações semelhantes já em andamento em estados como Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, nos quais foram removidas diversas edificações irregulares.
Pedidos
Em caráter liminar, o MPF em Sergipe requereu à Justiça Federal que proíba a União, o Município de Aracaju e a Emurb de conceder qualquer tipo de autorização para instalação, construção, reforma e funcionamento de qualquer atividade ou edificação, de natureza fixa e permanente, existente ou que pretenda se instalar na orla da Rodovia José Sarney e na Orlinha da Atalaia, durante a tramitação do processo. Também foi requerido que a Adema seja proibida de emitir licenças ambientais para empreendimentos nessas áreas. Já em relação aos donos dos bares, foi requerido que eles sejam impedidos de fazer qualquer reforma ou ampliação nos empreendimentos durante a tramitação da ação.
O pedido liminar também requer que estes órgãos realizem fiscalização permanente, para evitar novas ocupações irregulares.
Em caráter definitivo, o MPF requereu que, no fim do processo, além de serem impedidos de conceder novas licenças de funcionamento na região da Rodovia José Sarney e da Orlinha da Atalaia, a União, o Município de Aracaju e a Emurb realizem a demolição dos 65 bares e restaurantes, recolham os entulhos e realizem a recuperação ambiental da área. Os órgãos serão obrigados ainda a manter fiscalização que impeça novas ocupações no local.
Confira os bares:
Orlinha da Atalaia (16 bares): Bar do Farol, Cheiro do Mar, Bar São Jorge (antigo Bar País Tropical), Bar do Alves, Bar do Tiziu, Bar do Jota, Bar Caravelas, La Plata (antigo Bar do Alves 2), Bar 3º Tempo, Israel Beach Bar, O Pastelão, Ondas Bar e Restaurante, Pitangas (Antigo Birim Bar), Joop Beach (antigo Restaurante O Miguel), Normandos Bar e Estabelecimento Sem Nome construído no Box 03.
Rodovia José Sarney (49 Bares): O Portal, Torre do Mar, Sol e Mar, Marisco, Cabana do Baiano, Paraíso do Baixinho, Freds, Aloha, Tupiniquins, Ubaitabar, Recanto 15, Palhoça 16, Coqueiro Verde, Verde mar, Bar da Miriam, Abrolhos, Brother, Caju de Ouro, Joca bar, Recanto da Sereia, Papagauis, Oca Bar, Robalos Beach, Maresia, Bar do Capitão, Morada do Sol, Bar do China, Caiçara Bar, Canutos Bar, Ashanti, Barkaninha, La Bamba, Xandus bar, Belmar, Parati, Habeas Beach, Caliente el Sol, Recanto do Ary, Preamar, Parada 57, Sonho de Verão, A Saideira, Marines Bar, Augustus Produções, Marujo (Berimbau Beach), Pablos Bar, Recanto da Praia, Meu Bar, Mãe Gorda.
Confira aqui a íntegra de uma das ações da região da Rodovia José Sarney. Clique aqui para acessar a íntegra de uma das ações sobre a Orlinha da Atalaia.
Os processos tramitam na Justiça Federal com os seguintes números:
Ações sobre os bares da José Sarney:
0802583-66.2014.4.05.8500
0802585-36.2014.4.05.8500
0802587-06.2014.4.05.8500
0802593-13.2014.4.05.8500
0802595-80.2014.4.05.8500
0802596-65.2014.4.05.8500
0802597-50.2014.4.05.8500
0802598-35.2014.4.05.8500
0802599-20.2014.4.05.8500
0802600-05.2014.4.05.8500
Ações sobre os bares da Orlinha da Atalaia:
0802586-21.2014.4.05.8500
0802581-96.2014.4.05.8500
Enviado pela assessoria do MPF/SE
O Centro de Educação a Distância (CESAD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) deu início na última segunda-feira, 17, às inscrições do Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) é parceira da UFS na oferta do curso.
Podem participar do curso de especialização professores das redes públicas estadual e municipal que já lecionam a disciplina Sociologia da Educação Básica e Ciências Sociais para os alunos do ensino médio. As inscrições se encerram no dia 04 de dezembro.
O curso possui 360 horas de carga horária e objetiva formar profissionais, em nível de especialização, no ensino de Sociologia, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania.
Estão sendo ofertadas 150 vagas distribuídas entre os polos de Japaratuba, Poço Verde, Porto da Folha, São Cristóvão e São Domingos. As vagas são destinadas aos professores com formação em Sociologia da Educação Básica ou licenciados em Ciências Sociais e/ou Sociologia.
Informações e inscrições podem ser obtidas através do endereço eletrônico: https://www.sigaa.ufs.br/
A Rede de Postos Presidente iniciou nesta segunda-feira, dia 17, mais uma edição da “Troca Solidária”. A cada troca de óleo com filtro realizada nas Lubrax + das Redes de Postos Presidente, uma família carente receberá uma cesta básica.
O Grupo Miro Santos ressalta a importância dessa ação solidária que beneficia diversas famílias da comunidade do Complexo Olaria ( São Carlos, Maria do Carmo, Olaria, Nova Liberdade, Veneza I e II). O período de troca que iniciou ontem 17 de novembro, se estenderá até o dia 11 de dezembro 2014.
No dia 14 de dezembro, como em todos os anos, será realizada uma tarde de lazer com brinquedos, lanches e muito entretenimento para todas as crianças e suas famílias que recebem suas cestas. No ano passado cerca de três mil pessoas estiveram participando da tarde de lazer e foram doadas mais de mil cestas básicas. A expectativa esse ano é aumentar esses números e assim mais famílias serão atendidas com a ação solidária.
Participe, acesse o site http://www.redepresidente.com.br/ e veja onde tem um Posto Presidente perto de você e troque seu Óleo com Filtro e garanta uma cesta básica para uma família carente. Rede de Postos Presidente também é Responsabilidade Social.
Enviado pela assessoria
Em vigor desde janeiro deste ano, a Lei nº 12.846/2013 – Lei da Empresa Limpa (LEL), já é uma realidade em todo o País, cujo texto determina a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas por atos ilícitos contra a Administração Pública nacional e estrangeira.
Neste sentido, o Governo de Sergipe, através da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), participou nesta sexta-feira, 14, de um Seminário com órgãos de controle do Estado e da União, além de entidades empresariais, para discutir sobre a aplicação desta Lei na Administração federal, estadual e municipal.
A coordenadora-geral de Responsabilização de Entes Privados da Controladoria-Geral da União (CGU), Stefanie Groenwold Campos, iniciou os debates tratando da efetiva aplicação da Lei da Empresa Limpa na relação entre o setor público e o privado. Segundo Stefanie, esta Lei demonstra que a sociedade já não tolera mais os atos de corrupção por entes empresariais.
“Esta Lei traz uma série de deveres para que as empresas possam continuar a se relacionar com as órgãos públicos. Ao mesmo tempo, o poder público tem que ter uma nova visão sobre o setor privado, no sentido de enxergá-lo com um parceiro para atuar conjuntamente na prestação dos serviços à sociedade. É importante lembrar que a Lei 12.846 foi editada em agosto de 2013, logo após as manifestações da população que aconteceram pelo Brasil, o que contribuiu para a aprovação pelo Congresso Nacional”, explicou Groenwold.
Papel da Contabilidade
Na oportunidade, a contadora e presidenta do Conselho Regional de Contabilidade em Sergipe (CRC-SE), Ângela Dantas, apresentou um panorama do papel e da responsabilidade do profissional da contabilidade, frente às exigências do COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. O COAF tem a missão de prevenir a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, promovendo a cooperação e o intercâmbio de informações sobre os setores público e privado.
“Na área do controle, foram criadas diversas leis, a exemplo da nº 12.846/2013 que veio normatizar e incluir algumas atividades do profissional da área contábil. Seguindo este compromisso, o Conselho Federal de Contabilidade editou a Resolução nº 1.455, que regulamenta a responsabilidade e a conduta do profissional da contabilidade, no sentido de identificar situação de ilícitos ou de suspeição, para notificar os órgãos de controle responsáveis por meio do COAF”, esclarece Ângela.
De acordo com o chefe da Controladoria-Geral da União, regional Sergipe (CGU-SE), César Carvalho, a iniciativa deste seminário foi para aproximar a CGU dos demais órgãos de controle, para o cumprimento da Lei da Empresa Limpa.
“A corrupção existe em todos os níveis e esferas, seja municipal, estadual ou nacional. Quanto mais a população, as instituições da sociedade civil e os órgãos de controle tomarem ciência da importância dessa lei, se tornará mais fácil controlar a corrupção do meio social. A Lei da Empresa Limpa é nacional, cuja regulamentação caberá a cada esfera de governo”, observa o chefe da CGU.
Conquista da sociedade
O secretário-chefe da CGE/SE, Adinelson Alves, avalia que a Lei Anticorrupção (12.846/13) representa uma conquista para a sociedade brasileira, uma vez que responde ao clamor da população contra a corrupção, além de ampliar a competitividade das empresas nas licitações públicas.
“Sem dúvidas, esta lei inibe a fraude nos processos licitatórios, por meio de severas sanções financeiras, administrativas e cíveis que poderão ser aplicadas às empresas fraudadoras, fazendo com que o setor empresarial reveja suas práticas e as estratégias de atuação no mercado, nacional e internacional, contribuindo para ampliar a transparência da Administração Pública dos seus atos”, explica o secretário-chefe.
O secretário destacou, ainda, o engajamento do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na mobilização dos milhares de contadores de todo o Brasil para assegurar a efetividade da Lei da Empresa Limpa, também conhecida como Lei Anticorrupção.
Com o quantitativo com mais de 1.200 refeições diárias por escola, a rede municipal de ensino de Aracaju, toma a decisão de terceirizar a função de merendeiras. Este foi o tema da entrevista que a secretária Municipal da Educação, professora Márcia Valéria Lira Santana, concedeu na manhã desta segunda-feira, 17, ao jornalista Gilmar Carvalho.
A entrevista começou tratando do quantitativo insuficiente que o município tem de funcionários com o cargo de merendeiras. “A prefeitura nos seus quadros permanentes da função de merendeira já não possui quantitativo suficiente de pessoas pra dar atendimento a todas as nossas unidades de ensino. As pessoas em número muito reduzido que tinham a função já tem mais de 20 anos de trabalho e são funcionárias públicas efetivadas. Se uma merendeira ficava doente não tinha ninguém para substituir e isso é cotidiano da escola”, contextualiza a secretária.
Apontando a decisão pela terceirização, Márcia Valéria, diz que foi a melhor decisão para todos. “E aí nós fizemos a adoção da terceirização, pagamos pelo alimento consumido, mas nós fizemos a projeção de um contrato que poderá atingir até a quantidade de alunos necessários que ingressem na rede. Eu não posso fazer um contrato de alimentação, imaginando na quantidade de alunos que eu tenho hoje, e exclusivamente uma refeição, por exemplo. Já que é intenção do país fazer tempo integral na escola. O tempo integral exige três refeições por aluno, eu hoje não tenho ainda em todas as unidades tempo integral. É bom pra população, para escola, para o aluno”, explica.
A secretária ainda complementa as especulações em torno da terceirização. “Se eu tenho uma escola que tem uma merendeira preparando o alimento e ela, por exemplo, fica doente, a empresa terceirizada tem obrigação de encaminhar uma pessoa para substituí-la, para que não haja dificuldades na escola em entregar uma boa alimentação para os seus alunos. Isso antes não acontecia, mas agora a realidade é essa. Essa especulação, essa conversa de que vai contratar não sei quantos milhões e não sei quantas mil refeições por dia. Isso é um fato de que nós estamos preparados, contratualmente, para pagarmos se a gente chegar à plenitude do contrato, mas eu só pago, hoje, o que efetivamente consumido”.
Aceitação
Com essa decisão de terceirização da merenda os envolvidos diretamente comemoram a medida. “Recentemente uma pesquisa de aceitabilidade, as escolas estão vibrando, felizes com o procedimento que nós tomamos de terceirização. Todos os diretores de escolas estão extremamente satisfeitos, as crianças estão raspando os pratos e os professores estão muito felizes. Na medida em que o aluno tem uma boa refeição e é bem atendido, ele tem energia suficiente para aprender e a função da escola é essa: escolarização e aprendizagem”, pontua a secretária.
Sobre a opção de não fazer concursos para os cargos, Márcia ressalta que é tendência das instituições públicas pela terceirização como forma de agilizar o processo e na certeza de ter uma pessoa jovem e atualizada na função. “Pessoas que trabalham com serviços de apoio, com serviços de logística, com serviços de suporte a tendência é que as instituições públicas tenham cada vez mais esses serviços terceirizados, por exemplo, segurança de patrimônio público se contrata seguranças de empresas privadas para fazer a segurança, pois você sempre terá uma pessoa jovem, atualizada e disponível para trabalhar”, diz.
A secretária conclui que quando há a defasagem no corpo de funcionários dos cargos públicos a terceirização é uma alternativa. “Quando a Prefeitura de Aracaju não tem no seu quadro de merendeiras suficientes, a instituição tem um déficit de atendimento dos funcionários de nível médio, de suporte, vigilantes, merendeiras, seja porteiro completamente ineficiente a atitude de se garantir um corpo de pessoas trabalhando para essa função, a medida é a terceirização”.
Vale ressaltar que tal medida não irá acarretar na demissão de cargos de merendeira.
Enviado pela Secom da PMA
Assessores de microcrédito rural do Programa Agroamigo participaram da 45ª edição da Festa da Laranja, na cidade de Boquim, Centro-Sul de Sergipe. A abertura oficial da festa aconteceu no dia 14 de novembro, sexta-feira, no Parque Citrícola do município. No local, o Banco do Nordeste montou estande para divulgar linhas de crédito e assinar contratos com produtores rurais.
Na ocasião, 30 produtores de Boquim assinaram contratos de financiamento – boa parte deles de renovação com o Banco do Nordeste. Segundo o coordenador do Agroamigo em Boquim, Alan Almeida Menezes, os financiamentos foram destinados a pequenos criadores de bovinos, aves, suínos e ovinos.
O coordenador destaca um contrato do setor de bovinocultura de leite, com uma cliente contemplada pelo Agroamigo Pronaf Mulher – o primeiro do segmento realizado pela Agência Boquim. Ele também evidenciou o perfil de fidelização do cliente. “Assim que o cliente paga o primeiro financiamento, renovamos automaticamente o crédito, que ajuda o agricultor a colocar em prática os projetos que geram emprego e renda para a sua família e a comunidade”, informa Alan
Durante a solenidade de lançamento da Festa da Laranja, o prefeito de Boquim, Jean Carlos Nascimento, reforçou a importância do BNB para o desenvolvimento da agropecuária na cidade. “É o Banco do Nordeste quem lida com o pequeno produtor, que traz incentivos para investimentos, estimulando a nossa produção agrícola. Então, fico feliz com a presença do BNB no dia a dia com o homem do campo. Tem produtor rural que começou do nada e hoje já está até gerando empregos em sua propriedade, seu ponto de sustento”, comemora o prefeito.
O produtor rural José Hélio Lopes dos Santos trabalha há 12 anos na criação de aves e produção de laranjas no povoado Nova Descoberta. Ele foi um dos 30 clientes presentes na solenidade, em que deu entrada no terceiro financiamento com o BNB. “Sou pai de família, tenho quatro filhos para criar, por isso preciso tocar o barco pra frente. E o Banco do Nordeste tem me ajudado a continuar na roça. A equipe do Agroamigo atende a gente muito bem, é nota 10”, comenta.
O agricultor Manuel Messias também está satisfeito com o crédito conquistado. “A parceria com o Banco é muito boa e graças a Deus está indo tudo bem com minha lavoura de maracujá, mandioca e inhame”.
O criador de aves Edson Lourenço Santos, do povoado Mangue Grande, agradece o cuidado dos profissionais do Agroamigo. “O programa é um amigo de verdade dos agricultores. Esse é o Banco que dá oportunidade ao pobre, ao pequeno produtor da roça. A gente consegue esse financiamento para investir e depois que entrei no Agroamigo, minha produção está crescendo cada vez mais”, conclui Edson.
Festa da Laranja
O evento serve para celebrar a safra da fruta, carro-chefe da economia de Boquim, que acontece no mês de novembro. A 45ª edição promovida pela Prefeitura da cidade contou com programação técnica voltada para agricultores e citricultores, além de manifestações culturais e apresentações de artistas sergipanos.
O município de Boquim é considerado o berço da citricultura sergipana. É onde surgiram os primeiros plantios de variedade cítrica do Estado. Os pomares se expandiram para toda a região Centro-Sul, consagrando Sergipe, nos anos 80, como maior produtor de laranja do Norte-Nordeste brasileiro e o segundo maior produtor nacional.
Agroamigo
Criado em 2005, o Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em nove anos de atuação, tornou-se o maior programa de microfinança rural da América do Sul.
O Programa se propõe a melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais, atendendo, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Enviado pela assessoria
A Confederação Brasileira de Futsal anunciou a lista de convocados para o campeonato Sul-Americano de Seleções Sub20 Masculino, que acontecerá no período de 15 a 21 de Dezembro, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju.
A competição reunirá 10 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Venezuela e Colômbia.
O presidente da CBFS, Renan Tavares, acredita no sucesso do evento. “Há 22 anos que não ocorre um certame internacional de futsal em Sergipe. Esperamos contar com o apoio dos governos estadual e municipal”, disse.
No grupo A estão o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Equador e no grupo B a Colômbia, Venezuela, Chile, Peru e Bolívia.
Convocados – Goleiros: Willian (Krona), Thomaz (Tambasa/Minas), Luiz Gustavo (Corinthians Paulista); Fixos: Matheus(Krona), Douglas (Corinthians Paulista), William (Tambasa/Minas); Ala: Luiz Henrique (Brasil Kirin), Felipe (Jaraguá), Sergio (Krona), Leandro (Corinthians Paulista), Arthur (Corinthians Paulista); Pivôs: Lucas (Tambasa/Minas), Raul (Jaraguá Futsal) e Gabriel (Corinthians Paulista). Comissão técnica: Reinaldo Simões – Supervisor; André Siqueira – Coordenador da Base; Xande Melo – Treinador; Sérgio Schiochet – Auxiliar Técnico; Fabiano Silva – Preparador Físico; Francisco Morgado – Fisiologista; Frede Antunes – Treinador de Goleiros; Mauro Fuziki – Médico e José Airton – Massoterapeuta.
Enviado pela assessoria
O período natalino se aproxima e a Prefeitura Municipal de Aracaju, já traça planos para as comemorações deste ciclo, bastante celebrado em todo o mundo. Para estes anos, algumas novidades estarão presentes em várias regiões da cidade, com ornamentações alusivas ao período e outros atrativos, que farão deste, um dos melhores finais de ano já vistos na cidade.
Uma reunião feita no meio da manhã, entre o Prefeito João Alves Filho e os secretários da Comunicação, Carlos Batalha e da Indústria Comércio e Turismo, Walker Carvalho foram discutidos alguns pontos. Já às 16h os secretários municipais da Fazenda, Luciano Paz, da Comunicação Social, Carlos Batalha, a secretária Especial de Cultura, Aglaé Fontes Alencar, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho e o procurador Geral do Município, Carlos Pina Júnior, definiram os últimos detalhes para os preparativos da decoração natalina e da festa de Réveillon, deste ano.
No início do mês de dezembro, Aracaju receberá uma decoração natalina baseada no natal brasileiro, com elementos da cultura brasileira, com enfeites luminosos, árvores, anjos e outros objetos. Os principais pontos do Centro Comercial, a exemplo das praças Fausto Cardoso e General Valadão – local que atualmente abriga o Centro Cultural de Aracaju, além dos calçadões da João Pessoa, Laranjeiras e São Cristóvão, estarão devidamente decorados. Outros pontos da capital, como as orlas de Atalaia e Pôr do Sol, Parque da Sementeira e avenida Beira Mar, também serão ornamentados, o Parque da Sementeira terá uma parceria com a Energisa. Além disso, outras partes da cidade, também estarão recebendo a decoração luminosa, que em 2014 se estenderá por mais de 10 bairros da capital.
A partir do dia 17 de dezembro, a praça general Valadão estará recebendo grupos culturais que farão apresentações dos folguedos do ciclo natalino, presentes na cultura sergipana, como o Reisado, o Guerreiro, Zabumba, Corais, grupos de chorinho, Jazz, além de altos e outras manifestações artísticas ligadas ao nordeste brasileiro.
Para o Réveillon, além dos palcos, com atrações sergipanas também de fora, e da tradicional queima de fogos na Orla de Atalaia, a Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, também será palco para celebrar o Ano Novo.
Enviado pela Secom da PMA
Acontecerá nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, na sede do Instituto Deus é tudo, os primeiros dias do Programa de Combate a Cegueira em São Cristóvão. O programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Cristóvão através da Secretaria de Saúde e o IOSE (Instituto Oftalmológico de Sergipe).
O glaucoma é uma doença assintomática que causa perda de visão, chegando a cegueira irreversível, não tem cura mas tem tratamento. Sendo diagnosticada a doença, será ministrado medicamento trimestralmente.
O Programa tem como objetivo sensibilizar a população sobre os riscos do glaucoma a saúde ocular, da saúde preventiva e incluir e manter no Programa de Glaucoma todos aqueles que após a avaliação oftalmológica forem portadores da doença.
A prefeitura estará disponibilizando transporte para locomoção da população até o Instituto Deus é tudo, onde será realizado os exames oftalmológicos.
O transporte passará pelas Unidades de Saúde do Grande Rosa Elze e demais povoados de São Cristóvão, a partir das 7 horas da manhã.
Enviado pela assessoria
Em reunião realizada na manhã de ontem, com os representantes da Empresa Eca Ambiental, responsável pela elaboração do Plano Diretor do Município de Pirambu e vários secretários envolvidos na discussão do Plano e o vice-prefeito, Guilherme Melo, ficou agendado os dias e horários das oficinas participativas para discussão com a comunidade.
Os representantes da Empresa, Maria da Graça, Assistente Social, Raul Farias, Engenheiro Ambiental e Ricardo Mascarello, Arquiteto, fizeram uma explanação do documento que trata do Plano de Mobilização Social – Produto I -, para a elaboração do Plano Diretor.
O Produto I contempla as sugestões e recomendações da Comissão Técnica Municipal e equipe técnica da empresa.
O Plano Diretor tem como objetivo principal, fazer com que a propriedade urbana cumpra com sua função social, entendida como atendimento do interesse coletivo em primeiro lugar, em detrimento do interesse individual ou de grupos específicos da sociedade.
Todo o trabalho está divido em sete etapas: Levantamento e analise de dados; leitura técnica; leitura comunitária; leitura do plano; seleção de instrumentos urbanísticos; elaboração da minuta de projeto de lei, e discussão do pleno de lei.
Foi por entender que o Plano Diretor constitui uma ferramenta indispensável de planejamento do município e, por conseqüência, da qualidade de vida da população, que o prefeito Élio Martins (PSC), não mediu esforços para a contratação e sua execução.
Veja a programação:
Dia 24/11/2014 – Povoado Anguilhadas – Escola Laudelina Moura Ferreira
Dia 27/11/2014 – Povoado Bebedouro – Igreja
Dia 01/12/2014 – Povoado Maribondo – Escola Odete Pereira de Santana
Dia 04/12/2014 – Povoados Lagoa Redonda e Aningas – Escola Ester Ribeiro Dantas
Dia 08/12/2014 – Povoado Alagamar – Escola 15 de Novembro
Dia 11/12/2014 – Povoados Santa Isabel e Água Boa – Centro Comunitário de Santa Isabel
Dia 15/12/2014 – Povoado Baixa Grande – Escola Júlia Dautro
Dia 17/12/2014 – Sede Municipal – Centro Comunitário
Dia 19/12/2014 – Sede Municipal – Centro Comunitário
Enviado pela Secom de Pirambu
Cerca de 400 vendedores do estado de Sergipe participaram no sábado, dia 8, no Prodigy Resort, do Encovendas 2014 – Encontro de Vendedores do Setor Distribuidor e Atacadista de Sergipe. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) apoiaram o evento, que é realizado pela Sindicato do Comércio Atacadista em Geral do Estado de Sergipe (Sincadise), Associação dos Distribuidores Atacadistas de Produtos Industrializados de Sergipe (Adas) e Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad).
O evento foi marcado pela palestra show ´Venha ser um campeão de vendas´, com Joval Lacerda, que enalteceu a importância vital do trabalho em equipe para atingir tal meta. Ao final do Encovendas houve o sorteio de diversos prêmios aos participantes, dentre eles um carro 0 km e uma moto. Alegria e motivação tomaram conta do ambiente.
Para o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, quando o setor produtivo se reúne, o propósito está sempre calcado na valorização do profissional, no crescimento dos negócios e com resultados positivos. “O Encovendas é um momento para intercâmbio de ideias, para novas estratégias de vendas e para troca de experiências entre os empresários. Já participei de três edições do Encovendas e é sempre neste clima de alto astral”, destaca Laércio Oliveira.
O presidente da Adas, Heraldo Oliveira, informa que o Encovendas visa desenvolver, motivar, treinar e fazer com que as equipes de vendas estejam cada dia mais focadas em suas metas. “As empresas que estão situadas aqui estão se preparando para competir com igualdade de condições com as empresas que vem de fora. São multinacionais que chegam para competir com as empresas distribuidoras, colocando inclusive em risco o pequeno e o micro varejo, que não estão preparados para este mercado tão competitivo. O Encovendas busca o treinamento e desenvolvimento contínuo de todas as equipes do setor atacadista distribuidor”, diz o presidente da Adas.
Para o empresário Edivaldo Batista dos Santos, da empresa Edivaldo Embalagens, o Encovendas representa uma maneira de unir e interagir com diversas pessoas do setor atacadista distribuidor. “É uma oportunidade de aprender. Uma palestra com tanta motivação, como esta do Encovendas, não se tem todos os dias. E motivar é tudo, pois sem motivação não tem venda. O Encovendas já é história e já faz parte da vida do vendedor”, comenta.
Para o vice presidente da Abad, Juliano César Faria Souto, a Adas, enquanto filiada à Abad, e o Sincadise, têm mostrado que a união e o trabalho realmente possibilitam excelentes resultados. “O Encovendas é um evento que a cada ano se supera e que deixa a gente muito feliz em ver os esforços de todos. Quero agradecer o apoio do presidente da Fecomércio, que tem mostrado a importância de se ter uma Federação do Comércio integrada com seus sindicatos”, revela Fasouto.
Crescimento
Para o presidente da Fecomércio, o setor de atacadistas e distribuidores do Estado de Sergipe tem uma particularidade. “Eles conseguiram, nos últimos 10 anos, se organizar a tal ponto que têm hoje um papel muito importante. A organização deste segmento do mercado tem se projetado no crescimento visível de várias empresas do Estado. É exatamente por meio desta organização que é possível que a população tenha acesso a produtos de qualidade. Os distribuidores conseguem trazer estes produtos para o estado e fazer com que os mesmos cheguem à ponta, nos locais mais difíceis e mais distantes”, pontua Laércio Oliveira.
Isonomia, igualdade e equidade. Estes princípios têm marcado as obras e ações desenvolvidas pela administração da Prefeitura de Aracaju em pouco menos de 2 anos de gestão. O quantitativo de serviços oferecidos, os bairros atendidos, a população beneficiada e o montante de recursos investidos representam o compromisso do prefeito João Alves em trabalhar em todas as regiões da capital, priorizando as regiões onde as demandas sejam maiores.
Os 13 bairros localizados na Zona Norte, por exemplo, têm sido atendidos com diversas ações de infraestrutura executadas todos os dias pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Por se tratar de uma área de grande densidade populacional, a PMA disponibiliza um conjunto de ações que inclui diversos serviços como recuperação do pavimento asfáltico, terraplenagem, desobstrução da rede de drenagem, manutenção das praças e outros espaços públicos. Os serviços são realizados cotidianamente, inclusive aos sábados.
Para dar celeridade ao trabalho e ampliar o número de atendimentos, a administração municipal distribui, diariamente, quase 100 profissionais equipados de máquinas patrol, retroescavadeira, veículo tipo caçamba e outros equipamentos necessários para execução das ações. Fruto de estudos e planejamento, a Emurb tem identificado os locais da zona Norte que necessitem de uma intervenção capaz de modernizar a infraestrutura e proporcionar melhores condições de vida para quem mora na região. Com esta filosofia, a PMA beneficia as comunidades e equaciona os problemas negligenciados por antigos administradores da capital.
Rodando no Macio também atua na zona Norte
Um dos locais em que a PMA tem levado o Rodando no Macio são os bairros da zona Norte. Na área, já foram recapeados mais de 75 mil metros de vias públicas e aplicadas mais de 4,2 mil toneladas de massa asfáltica, apenas através do programa, excluindo o trabalho realizado com a operação tapa-buraco. Apenas a região do Complexo Viário Governador Marcelo Déda e o Centro Comercial superaram a região em números de ruas beneficiadas.
Outras ações transformam a zona Norte
A Emurb levou recentemente um conjunto de ações que incluem limpeza, nivelamento e terraplenagem de várias ruas do loteamento Visconde de Maracaju II, bairro 18 de Forte, e no bairro Lamarão. Ainda no bairro 18 do Forte, o loteamento Morada das Mangueiras também foi beneficiado com as ações da Prefeitura que proporcionou mais saneamento básico e segurança para os transeuntes.
Outra comunidade contemplada com o trabalho da PMA foi o loteamento Pau Ferro, localizado no bairro Cidade Nova, que recebeu diversas ações que transforma a paisagísticas e de urbanização que ampliaram as políticas públicas de saneamento e infraestrutura. Já o loteamento Isabel Martins, localizado no bairro Soledade, teve várias ruas beneficiadas terraplenagem e patrolamento.
A promoção de diversas ações junto aos quase 30 mil moradores distribuídos em aproximadamente 10 mil unidades habitacionais do bairro Santos Dumont, comprova o trabalho realizado também neste bairro. As melhorias são facilmente notadas por quem conhece o local e reconhecidas pelos moradores que confirmam o empenho da PMA em transformar o bairro. Só nos últimos dias, a Emurb levou ao local uma série de importantes medidas como recuperação da malha viárias, recuperação da rede de drenagem, terraplenagem, serviço de limpeza de fossa para a população carente.
A Prefeitura trabalha para finalizar a construção de um muro de contenção ao longo da extensão do canal localizado na avenida A, na comunidade do Getimana. O trabalho consiste em implantar uma estrutura no terreno para fixar a terra exposta e evitar maiores desníveis que provoquem desmoronamento. A medida é prova do trabalho e do compromisso da atual gestão que tem detectado áreas que necessitam de intervenções urbanas imediatas, através de planejamento do espaço urbano, respeito à legislação ambiental e rigor técnico da obra.
Enviado pela Secom da PMA
A Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) prepara um novo curso para os servidores do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Com o tema “Gestão de Contratos e Convênios”, o curso terá início nesta quarta-feira, dia 12, e encerramento na sexta-feira 14.
O objetivo dessa nova capacitação do TCE é fornecer informações que possibilitem uma reflexão crítica sobre a aplicação dos comandos normativos que disciplinam os convênios e contratos administrativos. Para isto, o conteúdo programático abordará temas como regulamentação, administração pública, contratos administrativos e irregularidades relevantes.
O curso será ministrado através de aulas presenciais por Sabrina Nunes Iocken, conselheira substituta do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). Sabrina é advogada, mestre e doutoranda em direito.
Os interessados podem se inscrever pela intranet do TCE.
Enviado pela TCE